Acadêmicos retornam de intercâmbio no Chile.

           Seis universitários da Unoesc Campus de Joaçaba que participaram, no segundo semestre de 2008, do Programa de Mobilidade Acadêmica, na Universidad del Pacifico, de Santiago do Chile, estão de volta a Instituição para dividir suas experiências e colocar em prática o que aprenderam.  Entre os acadêmicos estão Airton Fabro, Ângela Lunardi, Juliane Pissoli, Tailana Infeld e Vanessa Angélica Balestrin, do curso de Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda, e Geovan Pereira Bedin, do curso de Administração Habilitação em Comércio Exterior. Durante os meses que passaram no Chile, os estudantes desenvolveram atividades acadêmicas e vivenciaram a experiência pessoal do convívio com a cultura chilena. Na noite do dia 18, durante gincana cultural promovida pela coordenação dos cursos de comunicação social, os intercambistas de Publicidade e Propaganda socializaram suas experiências com colegas e professores. A dificuldade com a língua, as diferenças culturais e o enfoque específico da Universidad del Pacifico na área de comunicação foram alguns dos aspectos debatidos.


          O coordenador de assuntos interinstitucionais da Unoesc, professor Luiz Gonzaga de Lima, esclarece que por meio do Programa de Mobilidade Estudantil, os estudantes da Unoesc participam de múltiplas vivências, enriquecedoras à formação de suas personalidades e estabelecem contatos com intercambistas de várias nacionalidades acolhidos, ano a ano, pela Universidad del Pacifico.


         “A Unoesc, por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Interinstitucionais, dá as boas vindas, esperando que, como estudantes, cidadãos e pessoas, tenham aproveitado esse tempo de intercâmbio para desenvolverem capacidades e assumirem, com a mais plena autonomia, suas vidas, as mudanças, o exercício de liberdade e o espírito de ousadia que caracterizam os empreendedores”, destaca o coordenador.


         INTERCÂMBIO 2009 - Outros sete acadêmicos da Unoesc se preparam para participar do intercâmbio na Universidad del Pacifico, no primeiro semestre de 2009.  Seis do Curso de Psicologia do Campus de São Miguel do Oeste e um do Curso de Design do Campus de Xanxerê. O intercâmbio vai até o final do mês de julho. Entre os alunos estão: Ana Cristina Weber Marchi e Henrique Manorov Mohr, de Maravilha; Aline Regina Hanauer, de Guaraciaba; Luana Jamila Bento Bittancourt, de Dionísio Cerqueira; Mairon Rodrigues, de Mondaí; Adriano Schäefer, de Itapiranga; e Carla Chiavini, de Chapecó.