Gincana Cultural sobre Cinema integra estudantes de comunicação.

         Após a recepção dos calouros pela Instituição no primeiro dia de aula, os acadêmicos ingressantes de comunicação da Unoesc foram novamente surpreendidos na noite de terça-feira (17). Coordenação e professores dos cursos Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e Televisão organizaram uma gincana cultural de integração.

         O cinema foi o tema do evento batizado como “Batgincana”, uma homenagem a um dos personagens mais conhecidos do cinema e das histórias de super-heróis. Caracterizado de Batman, o professor Gustavo Deon comandou a brincadeira. O ambiente decorado com o símbolo do homem morcego ajudou a esquentar os ânimos da “galera da comunicação”.

         Divididos em quatro grupos aleatoriamente os estudantes participaram de provas de dublagem, interpretação e conhecimentos gerais abordando nomes de diretores, atores, trilhas sonoras e títulos de diferentes filmes do cinema nacional e estrangeiro. O cumprimento das provas foi avaliado por uma comissão julgadora composta por professores. As equipes foram premiadas com troféu.

         A coordenadora, professora Silvia Spagnol Simi dos Santos, observa que é o segundo ano que essa atividade é promovida. “Além de instigar uma integração entre os cursos de Comunicação Social, a atividade desenvolve o aprendizado sobre o tema, nesse caso, o cinema. Após as provas concluídas, percebe-se a discussão entre os acadêmicos sobre os filmes citados.”

         NOITE DA PIPOCA – Durante a gincana foi anunciada, pelo professor Paulo Ricardo dos Santos, a exibição do filme “Encarnação do Demônio”, na Noite da Pipoca de 2009, com a presença do reconhecido diretor brasileiro Zé do Caixão, contextualizando aspectos da criação e da produção da obra para os estudantes de comunicação e para comunidade em geral. A Noite da Pipoca acontece no dia 23 de abril e, novamente, coloca a produção cinematográfica brasileira em evidência instigando a reflexão e o debate sobre o contexto e as características do cinema nacional.