Gestores da Unisul concluem MBA Executivo.

    Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, uma parceria com a Fundação Dom Cabral (MG), contou com 360 horas/aula e a participação de 50 colaboradores da universidade

         Lidar com situações e decisões complexas, desenvolver a visão estratégica, mobilizar recursos, comunicar, melhorar capacidades pessoais e criar comprometimento com a universidade. Visando aprimorar estas e outras competências, cerca de 50 gestores da Unisul concluíram, no último dia 13, a segunda edição do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior.

         As competências trabalhadas ao longo do curso, que já capacitou mais de 40 gestores na turma anterior, permitirão aos egressos gerir e compartilhar integradamente informação, conhecimento, pessoas, tecnologias, comportamentos, alinhados com as políticas e os direcionadores da UNISUL, alargar a perspectiva do participante na natureza estratégica da Gestão de IES e estimular a competência de liderança e a tomada de decisão.

          O curso é resultado de uma parceria entre a Unisul Business School e a Fundação Dom Cabral (FDC), hoje uma das melhores escolas de negócios do Brasil com projeção internacional, membro da Association of MBA (AMBA). Além disso, com os módulos, os gestores (oriundos de diferentes áreas, Campi e Unidades da Unisul) também participaram de mais de 360 horas/aula visando o aprofundamento de redes de relacionamento, motivado pelos inúmeros trabalhos em equipe e a convivência, especialmente durante os três dias mensais em que permaneciam em Florianópolis.

         “O fortalecimento dos vínculos e da identidade UNISUL, o entendimento na sua plenitude da missão, visão e valores da nossa instituição são resultados, que em muito contribuirão para o sucesso e construção de um amanhã para a Universidade”, afirma o professor Baltazar D´Andrade Guerra, que coordena o MBA Executivo. Segundo o professor, o gestor que freqüentou a especialização, teve a oportunidade de municiar-se de conhecimentos e competências que o farão um protagonista do futuro da Universidade.   

         A Tendência para a formação de alianças e parcerias é uma evidencia no atual mundo dos negócios e das organizações, o que não é diferente das instituições de ensino superior, que buscam - cada vez mais - sinergias resultantes da cooperação. “Creio que o ganho de uma visão mais ampla do que é a Unisul, seus muitos setores e a articulação possível entre eles, foi ponto crucial desta Especialização. Esta nova forma de ver a universidade constituiu-se como ferramenta que, sem dúvidas, ajudará na gestão dos cursos e serviços que desenvolvemos”, conta o professor Jorge Alexandre Nogared Cardoso que coordena o Curso de Pedagogia dos Campi da Pedra Branca, Norte da Ilha e Virtual. O professor Mauro Madeira, coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, também dos Campi da Grande Florianópolis, concorda que além dos conhecimentos adquiridos, o convívio com diferentes colegas e áreas foram fundamentais: “tivemos a oportunidade de ouvir a exposição de muitas impressões, posições e ideias de nossos colegas, entendendo o que é a Unisul - já que ela é esta soma de todos nós. Foi uma experiência gratificante e única”. O professor Naudy Brodbeck May, coordenador do curso de Odontologia do Campus de Tubarão ainda completa: “Antes, muitos de nós, só nos conhecíamos pelos corredores. Com o curso, podemos complementar metodologias, dúvidas, angústias, desafios e soluções”.

          Outro momento relevante do curso, que mereceu destaque por parte dos participantes, foi a integração de gestores e técnicos de áreas administrativas e acadêmicas da Universidade. Tatiane Leal, coordenadora da Área de Aplicações – ATI, pôde compartilhar experiências e, até mesmo, alinhar projetos com coordenadores, ou seja, com a área acadêmica: “foi gratificante ter sido escolhida para compor a segunda turma do curso. Propiciou um aprofundamento e troca de informações nas diversas áreas, sejam administrativas ou acadêmicas, confirmando o quanto é grande a Unisul”. Carolina Hoeller Boing, que coordena o setor de desenho educacional do Campus da Unisul Virtual, reitera a importância da interação acadêmico-administrativa: “eu tinha outra visão da nossa Universidade que foi ampliada após as inúmeras discussões em sala. Conhecer, no entanto, pessoas das diversas áreas, especialmente a acadêmica, da Universidade, conhecer sua realidade, perceber suas conquistas e angústias foi sem dúvidas um dos maiores ganhos”.

          Todos os candidatos foram convidados pelos seus diretores e aprovados pela Reitoria. Para finalizar os trabalhos, os egressos preparam, para o segundo semestre, uma proposta de intervenção para a Unisul. “A idéia é de continuar qualificando cada vez mais os talentos humanos da UNISUL, abrindo mais duas a três turmas do curso, de acordo com as demandas e os desejos da Reitoria e Direção da UNISUL”, salienta o  coordenador do curso.