Unoesc recepciona calouros.

          Alegria, preocupação, felicidade, timidez, expectativa, ansiedade... Uma mistura de sentimentos tomou conta do Auditório Afonso Dresch, na última segunda-feira (16), na Unoesc Campus de Joaçaba. Cerca de 900 “calouros” foram recepcionados, pela direção e corpo docente da Universidade. O encontro marcou o primeiro contato dos ingressantes com o universo acadêmico. Os alunos conheceram a dinâmica e procedimentos da Instituição e os setores que dão suporte ao acadêmico como o Sistema de Apoio ao Estudante (SAE), Tecnologia da Informação (TI) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). O Vice-Reitor Acadêmico, professor Luiz Carlos Lückmann, desejou as boas vindas e destacou a qualidade da estrutura física e humana a qual os alunos terão acesso.


           O Diretor de Graduação, professor Ricardo Marcelo de Menezes, frisou sobre a responsabilidade e comprometimento do estudante com sua vida acadêmica. Já o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Dagmar Mena Barreto, destacou o caráter comunitário e filantrópico da Unoesc e seu comprometimento com a comunidade.


           De acordo com a coordenadora do Sistema de Apoio ao Estudante, professora Fernanda Poletto, é no SAE que o aluno dispõe de auxílio financeiro, biopsicosocial, profissional e pessoal por meio de programas de bolsas de estudo, financiamentos, atendimento psicológico, convênios médicos, oferta de estágios, oferta habitação, entre outros. A coordenadora apresentou o Setor de TI e o Portal de Ensino, ferramenta que possibilita consulta de notas, material didático, situação acadêmica e financeira do estudante por meio da internet.


          O DCE marcou presença como entidade política representativa dos estudantes na Universidade. Segundo o presidente, André Simão, “o DCE está à disposição para orientar e auxiliar na resolução de problemas relacionados à vida acadêmica do estudante.” Uma palestra com o professor Cesar Ribeiro com o tema “Construindo os caminhos para o desenvolvimento da competência profissional” encerrou as atividades do primeiro dia de aula dos novos universitários.