Unimontes realiza nesta segunda-feira aula magna do mestrado em Letras.

    As atividades do mestrado em Estudos Literários, oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), serão iniciadas nesta segunda-feira (2, com aula magna a ser proferida pelo professor Valentim Facioli, da Universidade de São Paulo (USP). O evento será realizado no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro), a partir das 20 horas, e será presidido pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

     

    Na aula magna, o professor Valentim Facioli abordará o tema “Sertão, Sertões: Euclides, Rosas e a Literatura Brasileira”, uma análise da situação atual da literatura no País, enquanto criação artística e modo de produção de conhecimento. Ele deverá demarcar também, especialmente, a contribuição do carioca Euclides da Cunha e do mineiro Guimarães Rosa para os brasileiros.

     

    O professor Facioli tem uma vida dedicada aos estudos literários e pertence à geração de mestres da USP que, dentre outros nomes, contava com Antônio Cândido e Sérgio Buarque de Holanda.

     

    Ainda na Unimontes, ele irá conduzir o seminário multidisciplinar do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Social, no dia 3, das 15 às 17 horas, no auditório do prédio 3. O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Estudos Sobre Hanna Arendt (Nesha) sob o tema “O Brasil e o Sertão: projetos, problemas, soluções”.