Campanhas educativas nas comemorações do Dia Internacional da Mulher na Unimontes.

    Uma programação socioeducativa vai marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher (8/03) no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros, com a participação de diretoras, professoras, servidoras e representantes da comunidade. As atividades serão realizadas no próximo dia 9, a partir das 9 horas, e entre os temas relacionados para debate estão a violência doméstica e o câncer de mama.

     

    O evento constará de mesas redondas, palestras e apresentações de música, dança e teatro. A solenidade oficial de abertura será presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, no auditório do HU, às 9 horas, contando, ainda, com a participação do vice-reitor e superintendente do Hospital da Unimontes, professor João dos Reis Canela.

     

    Logo em seguida, acontecerá a mesa redonda: “Combate à Violência contra a Mulher”, com a professora Márcia Beatriz Inácio Xavier, da Unimontes e integrante da União Popular das Mulheres (UPM), contando, ainda, com as participações da advogada Anabela Sales Oliveira, a psicóloga da Maternidade “Maria Barbosa” (HU), professora Aldenice de Freitas Athayde; e o professor Amaro Sérgio Marques.

     

    Às 15h30, será ministrada a palestra “Fatores de Risco e Prevenção de Câncer de Mama”, com a oncologista Priscila Miranda Soares e com a professora Claudiana Donato Bauman, da Unimontes.

     

    “Qualquer tipo de violência deve merecer repulsa e indignação. E, com toda certeza, a prevenção constituirá sempre alternativa prudente e sensata”, destaca o reitor Paulo César de Almeida. Ele lembra que o Hospital Universitário já desenvolve campanhas internas contra o câncer de mama e de colo de útero, além de oferecer serviço de esclarecimento sobre a “Lei Maria da Penha” – de proteção à mulher em casos de agressões.