Diretoria da ABRUEM discute pauta extensa na primeira reunião administrativa do ano.

     

    Dos vários assuntos da pauta da primeira reunião administrativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) ocorrida na quarta-feira do dia 4 de março de 2009, três temas foram os mais discutidos.  O primeiro diz respeito ao 44º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM, que terá como tema “A Extensão na IES Públicas Estaduais e Municipais”. O evento acontece no período de 15 a 18 de abril de 2009, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná e, buscará discutir o desenvolvimento e perspectivas da extensão nas IES públicas do país.  O presidente da entidade, João Carlos Gomes, antecipou que o Fórum já tem presença garantida do reitor da Universidade do Porto, de Portugal, o conferencista José Carlos Diogo Marques dos Santos. O segundo assunto da pauta, foi a questão do edital do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que ainda deverá ser amplamente discutido.  A viagem internacional dos reitores da ABRUEM à Itália, prevista para 23 de junho de 2009, foi o terceiro tema abordado. A viagem prevê uma programação de visita de trabalho a algumas universidades italianas sugeridas pelos representantes da Embaixada.  As visitas terão início no dia 24 de junho em Roma, onde os reitores se reunirão com o Conselho dos Reitores das Universidades Italianas. O término da viagem está previsto para 4 de julho, na cidade de Milão.

     

     Uma programação que possibilitará a alguns reitores a participação na Conferência Mundial de Educação, que acontecerá na França, no período de 5 a 8 de julho. Promovida pela UNESCO, a Conferência abordará as novas dinâmicas de desenvolvimento implementadas pelas instituições universitárias e analisará os avanços conquistados até os dias atuais. O principal objetivo do encontro é promover o intercâmbio de conhecimento, cooperação de pesquisa e reconhecimento de qualificação além da fronteira para a estruturação de um ensino superior globalizado e de qualidade.

     

    Outro assunto da pauta foi a apreciação e escolha dos oito nomes de ex-reitores  indicados para receber o Diploma de Associado Honorário da ABRUEM, durante o 44º Fórum Nacional de Reitores. São eles: Fernando Antônio Colares Palácios (UEPA), Laércio Baptista da Silva (USCS), Jader Onofre de Morais (UECE), Marcos Macari (UNESP), Humberto Luiz Falcão Coelho (UNITINS), Emanuel Dias de Oliveira e Silva (UPE), Nelson Boeira (UERGS) e Lygia Lumina Pupatto (UEL). Além desses assuntos foram abordados na reunião outros diversos temas, entre eles a questão do convite em parceria ABRUEM/Educar, do Portal do CAPES, das contas telefônicas antigas e da alteração da data de reunião do mês de maio.

     

    A reunião aconteceu na sede administrativa da ABRUEM, em Brasília - DF e, contou com a presença dos Reitores Carlos Alberto Martins Callegaro da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul - UERGS, Dácio Rocha Brito da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Eduardo Deschamps da Universidade Regional de Blumenau - FURB, Gilberto José Arruda da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS, Odilon Luiz Poli da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ, do Presidente da ABRUEM  - Reitor João Carlos Gomes da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, dos Vice-Reitores Antonio Heronaldo de Souza da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Carlos Eduardo de Souza Gonçalves da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, da Pró-Reitora de Pós Graduação Maria Célia Leal e Sila da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, dos Professores José Guido Correa de Araújo, Relações Internacionais da Universidade de Pernambuco - UPE e Carlos Roberto Ferreira, Secretário Executivo da ABRUEM, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.