Empossado conselho curador do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso.

    Foram empossados na manhã desta quinta-feira (2), os integrantes do Conselho Curador do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira, anexo ao Hospital Universitário Clemente de Faria. A solenidade de posse foi presidida pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

     

    O Conselho Curador é um órgão colegiado de acompanhamento de gestão institucional, funcionando, também, como um fórum de debate de idéias, programas e propostas relativas ao Centro de Referência do Idoso. No próximo dia 16, a unidade completa um ano de inauguração, tendo sido construída com doações do empresário Aloysio de Andrade Faria (do Grupo Alfastar Participações) e com o apoio do Governo de Minas. Um dos principais objetivos do Conselho Curador é zelar pela excelência no atendimento ao idoso, assim como o aperfeiçoamento contínuo dos processos de assistência, além de supervisionar e gerenciar a aplicação dos recursos financeiros destinados ao centro especializado.

     

    Em seu pronunciamento, o reitor Paulo César de Almeida destacou a atuação das pessoas indicadas para integrar o Conselho Curador e a importância do órgão colegiado nas ações do Centro de Referência à Saúde do Idoso. “Temos orgulho de ser o primeiro centro especializado dessa natureza em Minas Gerais, funcionando como suporte da rede de atenção à saúde do idoso no Norte de Minas”, afirmou o reitor.

     

    Ele acrescentou: “este sonho foi alcançado com a participação efetiva do empresário Aloysio de Andrade Faria, que tem dedicado atenção especial ao Hospital Universitário. Sem sua relevante participação, o centro não se tornaria realidade. Também devemos registrar a participação de pessoas como a professora Jacy Ribeiro, que juntamente com seu esposo, o saudoso ex-prefeito Mário Ribeiro da Silveira, trabalhou para o desenvolvimento daquela unidade de saúde, sendo indispensável assinalar, ainda, o valioso e indispensável apoio recebido do Governo de Minas”.

     

    O professor Paulo César de Almeida enfatizou, ainda, que o Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira,oferece atendimento de qualidade, cumprindo os objetivos estabelecidos pelo Governo de Minas, no âmbito do programa “Mais Vida”, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde. “O serviço é suporte para 27 municípios incluídos na Rede de Atenção à Saúde do Idoso nas microrregiões de Montes Claros/Bocaiúva e Janaúba/Monte Azul”, destacou o reitor.

     

    Por sua vez, o vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, professor João dos Reis Canela, observou que a unidade adota um novo modelo assistencial, melhorando a qualidade da saúde da população idosa da região. “Com o funcionamento do Centro do Idoso, temos possibilidades de fazer uma classificação das doenças mais comuns aos idosos, ofertando a eles condições de viver mais com uma boa qualidade de vida. O nosso foco é a valorização do ser humano que merece atendimento digno”, assinalou o professor João Canela.

     

    CONSELHEIROS – O Conselho Curador do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso tem os seguintes integrantes: o professor João dos Reis Canela; a diretora- administrativa do Hospital Universitário, Joelina da Conceição Alves de Almeida; Flávio Márcio Passos Barreto (representante do Grupo Alfastar), a professora Maria Jacy Faria Ribeiro; e a coordenadora técnica do Centro do Idoso, professora Ariane Maria Gonzaga Durante.

     

    “É uma grande honra fazer parte do conselho curador de um centro com tamanha importância para o atendimento do idoso como este do Hospital Universitário Clemente de Faria”, afirmou o conselheiro Flávio Márcio Passos Barreto. A conselheira Maria Jacy Ribeiro foi representada pelo professor Frederico Faria Ribeiro (seu filho), que enalteceu o compromisso da instituição com a melhoria da assistência à saúde da população do Norte de Minas.