Pesquisas são destaques da Fesurv na Tecnoshow 2009.

    Os resultados das principais pesquisas desenvolvidas na Universidade de Rio Verde poderão ser conferidos no estande da Universidade de Rio Verde durante a Tecnoshow Comigo 2009, que acontece no Centro Tecnológico da Cooperativa. A feira é uma das principais do segmento agrícola e deve receber um público de mais de 60 mil pessoas de diversas regiões do País.

     
    “Esta é uma oportunidade importante para os produtores conhecerem os trabalhos desenvolvidos pela Fesurv e como estas pesquisas podem contribuir no melhoramento da produção no campo”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Carmo dos Reis, acrescentando que participam nesta edição os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia Ambiental.
     
    Conforme o pró-reitor, durante os cinco dias da feira, professores e acadêmicos estarão no estande da instituição orientado como o produtor pode utilizar os resultados das pesquisas para aumentar a rentabilidade e qualidade da produção.

     
    Pesquisas à disposição dos visitantes

    Cama-de-frango - Estão sendo mostradas alternativas de composição da cama-de-frango com a utilização de materiais diferentes. O objetivo é melhorar o desempenho na produção animal.

     
    Milho – O visitante acompanhará demonstrações sobre a diferença de resistência à pragas entre o milho convencional e o transgênico. Para tanto, serão colocadas lagartas para atacar as duas culturas.
     
    Ovinos – A Fesurv levou diferentes raças de ovinos, demonstrando a viabilidade econômica dessa atividade.
     
    Bovino de Leite – No estande está sendo divulgada a pesquisa “Avaliação de Aditivos em Ração para Bovinos em Lactação” desenvolvida em parceria pela Faculdade de Medicina Veterinária e Rações Comigo e que mostra, segundo resultados parciais, melhora na produção de leite dos animais alimentados com o acréscimo de aditivo na ração.
     
    Meio Ambiente - Os visitantes terão a oportunidade de observar a importância e como é feita a separação correta de lixos orgânicos, papéis, plásticos, vidros ou metais. Será abordada ainda a questão do desmatamento.


    Reitor acompanha abertura da Tecnoshow Comigo

    O reitor da Universidade de Rio Verde, Paulo Eustáquio, acompanhou nesta terça-feira, 31 de março, a abertura oficial da Tecnoshow Comigo 2009. O evento se estende até sábado, 4 de abril, e é considerado uma das maiores vitrines tecnológicas da agropecuária brasileira. A`solenidade contou, dentre outras, com a presença do governador Alcides Rodrigues, do prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, senadores Demóstenes Torres e Lúcia Vânia, secretários estaduais e municipais, deputados estaduais e federais, representantes de entidades, produtores, empresários e prefeitos da região.
     
    Além do reitor, representaram a instituição o vice-reitor Sebastião Lázaro, os pró-reitores Cleides Cabral (Administração e Planejamento) e Carmo do Reis (Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis), diretores das faculdades, professores e acadêmicos.

     Nos discursos das autoridades, o foco esteve voltado para os problemas enfrentados pela agropecuária brasileira. Preocupação justa, segundo Paulo Eustáquio, visto que o setor é um dos mais importantes do País. “Com a feira os produtores terão a oportunidade de conhecer alternativas que poderão auxiliá-los no melhor planejamento da atividade. A Fesurv se faz presente à Tecnoshow levando informações de interesse do segmento através de pesquisas, projetos e atividades desenvolvidas por professores e acadêmicos das diversas faculdades”, ressaltou.
     
    Palavras endossadas pelo presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antonio Chavaglia, que discursou ressaltando que o objetivo da edição 2009 da Tecnoshow é fornecer o máximo possível de informações. “O produtor precisa de tecnologia a custo compatível e de informação para superar as dificuldades”, disse.

     
    Durante a abertura, o governador anunciou o início das obras de recuperação de duas das principais rodovias de escoamento de produção da região sudoeste, as BRs 452 e 060. Alcides Rodrigues explicou que os recursos já estão alocados e que as obras terão início dia 3 de abril. A programação de abertura foi encerrada com o plantio de mudas e com a inauguração da Casa da Embrapa pelas autoridades.