UERR integra comissão responsável pela Conferência Estadual de Educação.

    A Universidade Estadual de Roraima (UERR) foi convidada a ser uma das instituições integrantes da comissão responsável pela organização da Conferência Estadual de Educação. O evento está programado para acontecer até novembro de 2009.

     

    O reitor da UERR, professor Nonato Vilarins, explica que as discussões da conferência ajudarão a elaborar as diretrizes regionais e nacionais para efetivar o Sistema Nacional de Educação.

     

    Até o fim de 2009, estados e municípios promoverão diversas conferências como forma de garantir a participação de todos os interessados em promover educação de qualidade no Brasil. “As discussões e reflexões terão como tema central: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, afirma o reitor.

     

    Entre os objetivos da Conferência Nacional estão instalar um processo de institucionalização do Fórum Nacional de Educação, definir diretrizes para orientar a avaliação e qualificação do processo de ensino e aprendizagem, além de identificar as condições para definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social e valorizem a diversidade.

     

    A pró-reitora de Ensino da Universidade Estadual, professora Leila Perussolo, destaca o quanto é fundamental a participação da comunidade acadêmica. “É importante que os alunos e professores da UERR conheçam o documento-referência que norteará as reflexões e discussões”, disse.

     

    A Conferência Nacional de Educação ocorrerá entre os dias 23 e 27 de abril de 2010 em Brasília. Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.portal.mec.gov.br, no link CONAE/2010. A Conferência Estadual é organizada pela Secretaria Estadual de Educação e conta também com a participação de entidades governamentais e da sociedade civil organizada.