Pedagogia interage com a comunidade através de projetos de extensão.

    Através de projetos de extensão, Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde promove interação com a comunidade, alia teoria e prática, além de incentivar a cidadania.

     
               Conforme o diretor do curso, José Reinado de Araújo Quinteiro, os projetos estão sendo desenvolvidos em escolas da rede de ensino do município e tem como eixos de atuação a educação e a ação comunitária. “Além de beneficiar a comunidade, essas atividades elevam a qualidade acadêmica dos nossos discentes. Afinal, para a formação do profissional cidadão é imprescindível sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, se identificar culturalmente ou referenciar sua formação técnica com as atividades pertinentes à profissão”.

     

     

    Os projetos

     
               Sementes do Amanhã – A proposta desde projeto está vinculada à idéia de um estágio voltado para o atendimento à comunidade. O objetivo é proporcionar o engajamento do estagiário na realidade, possibilitando conhecer os desafios que a carreira de pedagogo lhe oferecerá e refletir sobre a profissão que vai assumir. A identificação dos problemas a serem resolvidos, as possibilidades de intervenção e transformação da realidade constituirão a essência do projeto, delineando assim, o perfil do profissional/ aluno que se pretende  formar. A coordenação do projeto está a cargo da professora Maria Graça Franzolin Naves.

     
             Educação Musical para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Coordenado pela professora Claudete de Araújo Melo, o projeto visa oferecer uma formação teórico-prática de canto voltada para o atendimento aos alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, o qual deverá proporcionar as crianças envolvidas domínio da linguagem musical, primeiramente, em nível de teoria. De acordo com a professora, para que os alunos possam perceber a importância de dominar a teoria musical antes de cantar, neste processo, serão desenvolvidas técnicas de ritmo e solfejo.

    Educando Juntos – O “Educando Juntos” procura, através da comunicação eficiente, o estabelecimento de laços de confiança e parceria com a família do aluno. O projeto será composto por cursos, palestras e informativos cujo objetivo principal é dar suporte e orientação sobre educação. Os temas serão trabalhados de maneira prática, priorizando o diálogo e a troca de experiências, proporcionando um ambiente terapêutico, informal e harmonioso para os pais e a comunidade.