Laticínio Experimental vai fortalecer cadeia produtiva no Sertão de Alagoas.

    Empreendimento será construído no Campus da Uneal, em Santana do Ipanema

     

     

    Convênio firmado entre Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Cooperativa de Produtores de Pequenos Animais do município de Santana do Ipanema (COOPASIL) vai fortalecer a cadeia produtiva no Sertão.

     

     

    O projeto permitirá que alunos, professores e produtores desenvolvam projetos para melhoria dos produtos derivados de leite de cabra nos municípios da região.

     

    O convênio prevê a construção de um laboratório experimental e adquisição de equipamentos com recursos da cooperativa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

    O pró-reitor de Pesquisa da Uneal, professor Fábio Cunha, revelou que a iniciativa é uma ação articulada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de caprinos e ovinos de Alagoas.

     

    “O empreendimento é muito importante para o fortalecimento da atividade em todo Sertão alagoano, uma vez que permitirá, entre outras ações, a execução de projetos de pesquisa e extensão para a melhoria da qualidade dos produtos oriundos da produção de caprinos”, explicou Fábio Cunha.

     

    De acordo com o reitor Dacio Brito, a Uneal, mais uma vez, desenvolve ação integrada com a comunidade, atendendo às demandas do setor em parceria com o governo estadual, Arranjos Produtivos Locais (APLs), Sebrae, cooperativa de produtores e governo federal.