Posse do novo Reitor da Unicamp acontece nesta sexta-feira.


                  A cerimônia de posse do novo reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa acontece hoje (17), às 18 horas, no Centro de Convenções da Universidade, em Campinas. O ato acontece em Assembléia Universitária Ordinária presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, que passa o cargo ao seu sucessor após quatro anos de mandato.

                  Fernando Costa é médico, 58 anos e sua designação como reitor da Unicamp pelo período de 2009 a 2013 foi confirmada pelo governador José Serra. Sua designação saiu publicada no Diário Oficial do Estado de 4 de abril de 2009.

                 Na primeira fase da consulta indicativa para escolha do reitor, realizada nos dias 11 e 12 de março, com a participação de professores, alunos e funcionários, Fernando Costa ficou com 60,95% dos votos contra 39,03% dos obtidos pela bióloga Glácia Pastore. Na lista elaborada pelo Conselho Universitário (Consu) da Universidade e enviada ao governador, Fernando Costa recebeu 61 votos, Gláucia Pastore obteve 38 votos e o terceiro indicado da lista, o historiador Edgar de Decca ficou com 48 votos.

                 De acordo com a Assessoria de Comunicação da Unicamp, o próximo reitor será o décimo na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador da Unicamp e seu primeiro dirigente. Depois dele vieram o médico com especialidade em Patologia Clínica Plínio Alves de Moraes, o médico ginecologista José Aristodemo Pinotti, o economista Paulo Renato Souza, o linguista e poeta Carlos Vogt, o pediatra José Martins Filho, o engenheiro de eletrônica Hermano Tavares, o físico e engenheiro de eletrônica Carlos Henrique de Brito Cruz e o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge, atual reitor. O próximo reitor será o décimo na linha de sucessão de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador da Unicamp e seu primeiro dirigente. Depois dele vieram o médico com especialidade em Patologia Clínica Plínio Alves de Moraes, o médico ginecologista José Aristodemo Pinotti, o economista Paulo Renato Souza, o linguista e poeta Carlos Vogt, o pediatra José Martins Filho, o engenheiro de eletrônica Hermano Tavares, o físico e engenheiro de eletrônica Carlos Henrique de Brito Cruz e o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge, atual reitor.