Competição de carros de gravidade acontece final de semana na Grande Florianópolis.

    Corrida acontece no condomínio Pedra Branca, em Palhoça

    São José/SC – Esqueça os motores. Esses carros andam só na banguela. Trata-se da segunda edição do Gravity Racing Brasil. Uma competição de carros sem motor, movidos apenas pela força da gravidade. O evento é organizado pelo curso de Engenharia Industrial/Mecânica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Ele acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril no condomínio Pedra Branca, em Palhoça. Participam equipes de vários Estados.

     Para competir as equipes devem desenvolver carros obedecendo ao regulamento da competição que só não ocorre em caso de novas chuvas. Cada equipe, de três integrantes, construiu um carro que será apresentado na sexta-feira, 24, quando haverá as pesagens no Campus da Univali em São José. As regras estabelecem que o carro precisa caber em um retângulo nas medidas de 2,2 metros de comprimento por 1,3 metros de largura e ter, no máximo 80 quilos.

    No sábado, 25, a pista é aberta para treinos e são feitas tomadas de tempo. No domingo, 26, acontece a competição para valer. O traçado total da pista é de 600 metros. No percurso os carros podem alcançar a velocidade de até 60 Km/h e é uma oportunidade para que estudantes de engenharia possam aplicar conhecimentos adquiridos em aula em disciplinas como física, processos de fabricação, elementos de maquinas, resistências dos materiais, sistemas de produção, desenho industrial, mecanismos e outras.

     A competição havia sido marcada para novembro, mas foi cancelada em função das fortes chuvas que acarretaram as enchentes em Santa Catarina. Com a mudança de data o evento passou a integrar a programação das comemorações do aniversário de Palhoça.