Unoesc entre as três melhores nos Jogos Universitários Catarinenses.

    Instituição ficou campeã em quatro modalidades e vice-campeã em duas modalidades e conquistou 28 medalhas

    A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) conquistou no último fim de semana o terceiro lugar na classificação geral da 53ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses. Na pontuação do Troféu Eficiência, a Instituição somou 246 pontos, apenas dois pontos a menos que o segundo colocado, a Univali, com 248 pontos.  A campeã geral foi a Furb com 256 pontos. Participaram da competição 15 instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina.

    A Unoesc conquistou o bicampeonato em três modalidades: handebol, basquetebol e voleibol masculino. O xadrez feminino também ficou em primeiro, melhorando sua colocação em relação a 2008. O judô feminino, pentacampeão da competição no ano passado, não conseguiu conquistar o hexa e ficou com o vice-campeonato; mesma colocação do masculino que subiu de posição em relação ao último ano. Destaque para o Taekwondo feminino que pontuou pela primeira vez e ficou em segundo.

    Outras duas modalidades que não conseguiram repetir os resultados de 2008 foram o voleibol feminino, bicampeã no ano passado, que ficou com a terceira colocação; e o futsal masculino, pentacampeão na competição passada, que ficou com o quarto lugar em 2009.

    No quadro de medalhas a Unoesc ficou em quinto com vinte e oito medalhas sendo nove de ouro, oito de prata e onze de bronze. Somente o judô somou dezessete medalhas. No feminino foram três medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze; e no masculino, uma de ouro, três de bronze e duas de prata. A Unoesc conquistou medalhas também no atletismo masculino, uma medalha de ouro e uma de bronze; e na natação feminina, uma de prata e duas de bronze.

    A delegação contou com a participação de mais de cem atletas e dez dirigentes dos campi de Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Unidade de Chapecó.  As equipes campeãs conquistaram o direito de representar Santa Catarina nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2009 que serão realizadas em Fortaleza (CE), entre os dias 14 e 23 de agosto.

    O coordenador da delegação, professor Edmar de Oliveira Pinto (Edinho), disse que apesar da Unoesc não conseguir repetir os resultados de 2008 em todas as modalidades, quando ficou em primeiro na soma de pontos do Troféu Eficiência, conseguiu manter-se entre as três melhores instituições do estado, ficando a frente de doze universidades. “Os resultados confirmam a seriedade do trabalho e o investimento da Unoesc no esporte universitário” completa.