Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp recebe premiaçãodurante o 12th World Congress on Public Health.

    Trabalho de pesquisa desenvolvido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foi classificado entre os três melhores e recebeu premiação, na categoria pôster, durante o 12th World Congress on Public Health, realizado em Istambul, Turquia, no início do mês de maio. O encontro é considerado um dos mais importantes eventos na área de saúde pública em nível mundial. O professor Fábio Luiz Mialhe, da área de Educação para a Saúde, apresentou o trabalho intitulado “Reproducibility of caries detection and clinical decision making among dentists from public health system: the importance for continuing education of health workers”, concorrendo com mais de mil trabalhos apresentados, das diversas áreas da saúde.  

     

    O trabalho trouxe à tona a discussão sobre as tomadas de decisões clínicas entre profissionais que trabalham em serviço público, os problemas que este fato pode trazer para a saúde bucal da população, além dos possíveis custos para o sistema. Ainda, levanta discussões sobre a importância de processos de educação permanente voltados aos trabalhadores da área da saúde. Mialhe acredita que os processos de educação em serviço baseados na reflexão crítica da realidade, e não apenas na “prescrição de habilidades aos profissionais”, é o meio mais adequado para que a atenção em saúde seja implementada da forma mais adequada.  

     

    O reconhecimento de seu trabalho em um congresso mundial, para o pesquisador, é a comprovação que está no caminho certo: “É mais um estímulo para continuar trabalhando e que a linha de pesquisa apresenta relevância para saúde pública”. Ele faz questão de agradecer o apoio da FUNCAMP, que colaborou para que pudesse apresentar o trabalho na Turquia.  

     

     

               O professor Mialhe é professor do Departamento de Odontologia Social e possui os títulos de Especialista em Odontologia em Saúde Pública e em Promoção de Saúde. Seu Mestrado e Doutorado foram realizados na área de Cariologia. Fez Pós-Doutorado junto à Faculdade de Saúde Pública, a área de Saúde Pública e sua Livre-Docência foi realizada na área de Educação para a Saúde.