II Colóquio Internacional em Educação da Unoesc recebe inscrições.

     

    Prazo para inscrição de trabalhos até 8 de junho em duas categorias: comunicação oral e relato de experiências. Inscrição para participação, até 24 de julho.

    A Unoesc realiza de 29 a 31 de julho o II Colóquio Internacional em Educação e VIII Seminário Regional em Educação abordando o tema “Currículo, diversidade e políticas públicas.” Este ano, o evento aproxima relações com profissionais e instituições de ensino de Portugal, Espanha, Argentina e Chile na área do ensino, pesquisa e extensão.



               O Colóquio reúne profissionais da educação renomados mundialmente e abre um espaço para trocas de experiências e intercâmbio de resultados de estudos realizados nos contextos regional, nacional e internacional. Serão três dias de atividades envolvendo conferências, palestras, minicursos, mesas-redondas apresentações de trabalhos de pesquisas, lançamentos de livros e outros. A estimativa de participação é de aproximadamente três mil pessoas.



               Destaque para as seguintes conferências: “Gestão, Currículo e Inclusão”, com o professor Mario Sergio Cortela (PUC/SP); “A escola hoje: bases comuns, percursos diferentes”, com o professor Antonio Nóvoa (Universidade de Lisboa); “Da homogeneidade da escola e das políticas públicas para a diversidade dos alunos”, com a professora Juana María Sancho (Universitat de Barcelona); “Diversidade cultural, universalismo e cidadania: considerações sociológicas”, com o professor Emílio Tenti Fanfani (Unesco – Buenos Aires).



               O prazo para inscrição de trabalhos vai até o dia 8 de junho. Os trabalhos devem apresentar resultados de estudos e/ou experiências pedagógicas em duas categorias: comunicação oral e relato de experiências. Os eixos temáticos são: Psicologia e educação; Processos educativos; Educação e comunicação; Educação e meio ambiente; Educação inclusiva; Educação na infância; Formação de professores; Políticas públicas em educação; Arte e educação; Educação e saúde; O ensino médio integrado à educação profissional.



               A relação dos trabalhos aprovados será divulgada pela Comissão Científica do evento no dia 22 de junho. As inscrições para participação vão até 24 de julho. Informações no site www.unoesc.edu.br/coloquio ou pelos fones 3551-2003 e 3551-2023.



    Relevância

             A coordenadora do Colóquio, professora Ortenila Sopelsa, destaca o compromisso da Instituição com o desenvolvimento regional, fator que influencia e é influenciado pelas questões nacionais e mundiais. Segundo ela, o caráter internacional do evento faz referência à universalidade do conhecimento e do papel relevante das universidades na formação de cidadãos com competências globais.



             O Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unoesc Campus de Joaçaba, professor Dagmar Mena Barreto, presidente da Comissão Organizadora, afirma que o Colóquio atende à proposta de formação continuada e reforça o caráter comunitário da Instituição, comprometida com as pessoas da sua comunidade. Um dos objetivos é manter contato com as secretarias de desenvolvimento regional do estado e secretarias de educação dos municípios visando alinhar as ações da Unoesc com as necessidades de capacitação e formação continuada nas diferentes localidades do Estado.



    Lançamento

              Em março, foi realizado o lançamento do Colóquio com a participação de mais de dois mil professores das redes particular e pública de ensino, abordando aspectos das relações interpessoais e sua interface com a docência. A profesora Lúcia Hardt, da Ufsc, debateu sobre “Os fios que tecem a docência” e, o profesor Carlos França, da Unicamp, explanou sobre “Pedagogia do Afeto”. O realização da primeira etapa do Colóquio foi, também, uma solicitação das prefeituras municipais da região da Ammoc e da 7ª Gerência de Educação, Ciência e Tecnologia (Gered).