Unochapecó representada em fórum nacional que trata sobre a expansão do ensino superior.

    “Expansão do ensino superior brasileiro: contextos, desafios e possibilidades” é o tema do XXII Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação, que ocorre em Goiânia e onde a Unochapecó está representada. Realizado na Universidade Federal de Goiás, o evento foi aberto domingo e será encerrado nesta terça-feira. Reúne dirigentes de universidades de todo o país, entre os quais a vice-reitora de Graduação da Unochapecó, professora Maria Luiza Lajús, a coordenadora de Política de Graduação, Tania Mara Pieczkowski, e a coordenadora de Apoio Acadêmico, Monica Moesch de Farias.

     O encontro foi aberto com palestra e discussões sobre a situação do contexto, desafios e possibilidades do ensino superior no país atualmente. Para esta segunda-feira a programação foi organizada com discussões sobre a formação de professores, a situação da educação superior brasileira, impactos e tensões da avaliação da educação superior e programa de educação tutorial.

    Nesta terça-feira pela manhã haverá palestras sobre o tema “Realidade e Perspectivas da Educação Superior no Brasil” e “Educação à Distância no Contexto da Educação Superior Brasileira” e mesa-redonda para tratar do processo seletivo unificado e o novo Enem. Para a tarde o programa prevê palestra sobre “Avaliação dos Cursos de Graduação: Mudanças e Exigências Legais” e eleição e posse da diretoria do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad).

    Constituído pelos pró-reitores de graduação ou ocupantes de cargos equivalentes, das universidades e centros universitários do país, o Forgrad tem como objetivo formular políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em nível nacional e regional. Também tem como finalidade contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior que visem o desenvolvimento do país, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.