Feira de arte e cultura popular reúne manifestações tradicionais do Sertão baiano.

    Quadrilhas juninas, reisadas, feira de artesanato, cordelistas e repentistas. Essas são apenas algumas das genuínas manifestações culturais sertanejas do país que compõem a programação da II Feira de Arte e Cultura Popular dos Sertões. O evento, que conta com apoio da Petrobras, acontece nos dias 17, 18 e 19 de junho e vai abrir, oficialmente, os tradicionais festejos juninos do município de Uauá, sertão baiano.

     A iniciativa é parte integrante do projeto A Caminho dos Sertões de Canudos, promovido através da parceria Cidades-irmãs, entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e as prefeituras das cidades de Uauá, Monte Santo, Canudos e Euclides da Cunha.

     A programação congrega ainda exibições de documentários temáticos, seguidos de debates, a exemplo de Multievento cultural cidades-irmãs: Uauá, Monte Santo, Euclides da Cunha e Canudos (2009), produzido pelo coordenador-geral do projeto A Caminho dos Sertões de Canudos, professor Roberto Dantas. A exibição do documentário Canudos Vaqueiros, do professor Manoel Neto, além de gincana cultural, exposições fotográficas e de artesanato regional também são destaques da segunda edição da feira, que reserva a participação da igreja matriz do município de Uauá na organização de uma quermesse.

     Para a noite de abertura, dia 17, já estão confirmadas as presenças dos prefeitos dos municípios de Uauá, Jorge Lobo; Monte Santo, Everaldo Araújo; de Canudos, Arcenio Almeida, popularmente conhecido como Senoca; e da prefeita de Euclides da Cunha, Fátima Nunes.

     A Caminho dos Sertões de Canudos está em desenvolvimento desde o ano de 2006 com a proposta de realizar uma série de ações científicas, sociais e culturais com o objetivo de impulsionar, progressivamente, o turismo sustentável, cultural e ambiental na região.

     A primeira edição da Feira de Arte e Cultura Popular dos Sertões aconteceu no ano de 2007, no município de Monte Santo. O evento deve ter suas próximas edições nos municípios de Euclides da Cunha e Canudos.