Unochapecó lança portal de revistas eletrônicas.

    A Unochapecó lançou o portal de revistas eletrônicas, que está disponível no site www.unochapeco.edu.br/revistas. Em sistema digital estão no site as revistas Cadernos de Economia, Acta Ambiental Catarinense, Cadernos do Ceom, Pedagógica, Grifos e Gestão Organizacional. O portal, que também pode ser acessado por um link no site da universidade, agrega as revistas científicas eletrônicas da Unochapecó e oferece aos docentes, alunos e ao púbico externo a versão online. A iniciativa integra esforço mundial da comunicação científica de produzir cada vez mais material de acesso aberto.

                Para criar ao portal de periódicos, a Vice-reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação promoveu reuniões e cursos preparatórios para a capacitação do pessoal técnico que atua na disponibilização das revistas online usando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer). O processo está em sintonia com as políticas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), tendo como objetivo integrar o Oaais.Br (http://oasisbr.ibict.br), um portal brasileiro que permite, por meio de uma única interface, a pesquisa simultânea em vários repositórios digitais e periódicos científicos eletrônicos. O IBICT lançou, em março de 2008, um portal referente a todas as publicações científicas que utilizam o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.

    Segundo o vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Claudio Alcides Jacoski, o sistema possibilita ao usuário recuperar a informação e fazer buscas por ano, área de conhecimento, instituição e região, além de propiciar visibilidade internacional às publicações. O trabalho envolve atividades e tarefas no processo de editoração científica online e facilita o gerenciamento dos editores, avaliadores, autores e leitores no manuseio de originais. “É uma oportunidade que a Unochapecó tem de apoiar a divulgação científica e torná-la acessível e próxima da população”, complementa o vice-reitor.

    Revistas disponíveis no portal

                A revista “Cadernos de Economia” é uma publicação semestral do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, que divulga trabalhos científicos sobre temas econômicos e sociais relevantes. Já a “Acta Ambiental Catarinense” é uma revista com periodicidade semestral, do Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos, que publica artigos nas áreas de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Química e de Alimentos.

                O “Cadernos do Ceom” começou a ser editado em 1986, pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, com trabalhos de pesquisa sobre o processo sociocultural da região Oeste. A partir de 2000, passou a ser semestral e a incluir pesquisas sobre diferentes espaços sociais, com vínculo temático comum.

                A “Revista Pedagógica” busca problematizar, divulgar e empreender reflexões no campo educacional, privilegiando artigos que abordem questões nas diferentes instâncias: no cotidiano escolar, no mundo do trabalho, nos movimentos sociais e de comunicação e diferentes manifestações da cultura. A revista publica trabalhos originais de colaboradores do Brasil e de outros países.

                A “Grifos” é uma revista com publicação semestral da área das Ciências Humanas e Sociais e da Comunicação e Artes.

                A “Gestão Organizacional” (RGO), publicação semestral do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, divulga conhecimento científico e tecnológico em forma de artigos e resenhas desde que enquadrados em áreas de conhecimento como: gestão organizacional, ética, ecologia e desenvolvimento, comportamento organizacional e felicidade humana, controladoria e contabilidade gerencial, balanço social, sistemas de informações contábeis e metodologia da pesquisa em ciências sociais.