Unimontes vai oferecer doutorado em Letras em convênio com a PUC Minas.

    A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), vai oferecer o curso de doutorado interinstitucional em Letras/Estudos Linguísticos. Serão preenchidas 12 vagas e as atividades terão início em setembro próximo.

     

    O projeto foi elaborado a partir de iniciativa do departamento de Comunicação e Letras, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Em seguida, por intermédio da Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-MG, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação daquela instituição, a proposta foi encaminhada ao Ministério da Educação, recebendo parecer favorável da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

     

    A partir de agora, a proposta será encaminhada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), visando o recebimento de apoio financeiro. Este é o segundo doutorado interinstitucional da história da Unimontes – o primeiro foi o de Economia, ministrado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), iniciado em 2007.

     

    MAIS MESTRADOS - Ao confirmar a notícia, o reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, assinalou que os avanços na área da pós-graduação Stricto sensu não param por aí. Ainda neste ano, deverá ser implementado mais um mestrado próprio, o de História, e assim a Universidade vai passar a contar com oito mestrados próprios. Além disso, também em convênio com a PUC Minas deverá ser oferecido o Mestrado Interinstitucional em Direito, e com o apoio da PUC/SP será implementado o Doutorado Interinstitucional em Ciências da Religião.

     

    O reitor lembra que, até 2002 a Unimontes não possuía um mestrado próprio sequer. O primeiro – Desenvolvimento Social - foi implantado em 2003, na sua primeira gestão à frente da reitoria. “O crescimento na pós-graduação Stricto sensu, além de impulsionar a investigação científica, repercute positivamente na graduação, assegurando ensino de qualidade”, observou o professor Paulo César de Almeida. A instituição oferece, ainda, os mestrados em Letras/Estudos Literários, Ciências da Saúde (um acadêmico e outro profissional), Zootecnia, Ciências Biológicas e Produção Vegetal no Semi-Árido.