Lideranças políticas, educadores, intelectuais e cineastas discutem a integração da América Latina.

    O Núcleo de Estudos da América Latina (Neal), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), promove, nos dias 14 e 15 de julho, a I Jornada de Integração Latino-Americana, a ser realizada no Auditório Professor Roberto Santos, no Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T), bairro do Imbuí, em Salvador.

     O evento, que tem como tema A extensão universitária e o internacionalismo cultural e solidário, está com inscrições abertas até dia 10 de julho, efetivadas, gratuitamente, na sede do Neal, no bairro do Imbuí, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e se destinam à comunidade acadêmica e público externo. Antes, porém, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e solicitar participação através do e-mail neal13uneb@hotmail.com ou neal@listas.uneb.br.

     Inspirado no pensamento do líder cubano, José Martí, que diz “O que resta de aldeia na América há de despertar”, a ação do Neal está pautada na linha da extensão universitária e do internacionalismo cultural e solidário, ratificando o papel social da universidade em todas as suas ações, visando agregar valores e difundir a história e a cultura das comunidades latino-americanas.

     A mesa de abertura do evento será conduzida pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e pela pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori. A programação inclui exibição de vídeos, filmes e painéis sobre o cinema latino-americano, a realização de conferências, palestras e mesas-redondas, além da apresentação de atividades culturais. Destaque para a mesa-redonda Integração latino-americano pautada para o dia 14, das 14h às 16h, na qual estão convidados representantes do Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Nicarágua, Uruguai e Venezuela.

     A organização do evento convidou ainda Márcio Meirelles, secretário estadual de Cultura (Secult), Fernando Schmidt, chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Leonel Neto, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador, Pola Ribeiro, cineasta e diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Guido Araújo, cineasta e coordenador da Jornada de Cinema da Bahia, Silvio Tendler, cineasta documentarista, Joaquim Soriano, cientista político, e Deisy Ventura, professora do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP).

     Mais informações no site www.uneb.br.