ABRUEM firma intenção de parceria com Instituto Politécnico de Turim.

                 Com o firme propósito de buscar parceria e trocar experiências com um dos mais importantes centros de estudos da Itália, Instituto Politécnico de Turim (Istituto Politécnico di Torino), a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) visitaram a instituição no dia 2 de julho. Localizado na cidade de Turim, famosa pelos magníficos jardins e tradicionais cafés, o Politécnico é referência em estudos nas áreas de Engenharia, Arquitetura e, principalmente em Desing,

     

                O Instituto Politécnico de Turim está classificada no ranking da produção científica mundial de 2008 como a sétima instituição da Europa e a primeira da Itália na produção internacional. Os Estados Unidos lidera o topo do ranking, seguido da China, Alemanha, Japão, Inglaterra e França. O Brasil ocupa  13ª posição no ranking, superando países como a Holanda (14ª) e Rússia (15ª). O Instituto Politécnico possui 116 cursos, com 34 bacharelados, 35 mestrados, 20 doutorados e 27 especializações. Congrega 27 mil estudantes, sendo 3 mil estrangeiros e, dentre esses, 120 são brasileiros.

     

    A instituição já mantém acordos de cooperação com algumas universidades brasileiras, como a USP (São Paulo) e a UNICAMP (Campinas/SP), ambas afiliadas ao sistema ABRUEM, e também com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Amparo a Pesquisa (Confap).Acordos de parcerias que possibilitam grande abertura nas questões de intercâmbio de estudantes e professores, em nível de graduação e pós-graduação, além da troca de experiência entre grupos de pesquisa dos países envolvidos.

     

                O vice-reitor, professor Carlo Naldi e o pró-reitor de Relações Internacionais do instituto italiano, professor Marco Gilli, receberam a delegação da ABRUEM, e explanaram sobre toda a estrutura administrativa e acadêmica do Politécnico di Torino, destacando a especialidade da instituição nas áreas de Engenharia(Natotecnologia, Engenharia da Computação, Eletrônica e Mecânica, Engenharia Automobilística e Engenharia Têxtil).

     

                Os representantes do Politécnico di Torino ressaltaram o grande apoio que o instituto oferece aos alunos estrangeiros, destacando a excelente qualidade dos estudantes brasileiros no curso pós-graduação na área das engenharias. Demonstraram interesse na internacionalização, visando fomentar a mobilidade acadêmica e os cursos de pós-graduação de dupla-diplomação entre os dois países.

     

    O presidente da ABRUEM, reitor João Carlos Gomes, apresentou a estrutura administrativa e acadêmica do Sistema Estadual e Municipal de Ensino Superior Brasileiro e encerraram a visita conhecendo os laboratórios e a Incubadora Tecnologica do Potitécnico di Turim.