Programa Alfabetização Regional da Unoesc objetiva a inclusão social e a formação da cidadania.

    Em 2008, foram beneficiadas cerca de 11,5 mil pessoas e realizados mais de 14 mil atendimentos na região

    O Programa Alfabetização Regional tem como objetivo principal promover a melhoria da qualidade da educação formal e não formal na região através de atividades com alunos e assessoria aos professores das redes públicas (estaduais e municipais) de ensino na perspectiva da inclusão social e formação da cidadania.

    Criado em 2001, o Programa era desenvolvido inicialmente apenas pelos acadêmicos de Pedagogia que alfabetizavam jovens e adultos. Desde 2006, foi ampliado para os cursos de Letras, História, Matemática, Geografia e Artes. Como incentivo, os alunos participantes recebem 50% de desconto nas mensalidades dos cursos.

    Também houve ampliação das atividades. Atualmente, o Programa é constituído por seis projetos: Vivências Lúdicas em Espaços Educativos; Alfabetização Cultural; Alfabetização-Escolarização de Adultos; Leitura na escola; Assessoria Didático-pedagógica e Construção de material didático; os quais têm participação de acadêmicos do Campus de Joaçaba, Campus Aproximado de Capinzal e Unidade de Tangará.

    A coordenadora do Programa, professora Lucivani Gazzola, explica que os acadêmicos podem atuar em escolas e creches, colaborando na área pedagógica, com atividades de reforços; nas bibliotecas, através de organização do acervo, incentivo a leitura e contando histórias ou, ainda, criando materiais didáticos.

    Entre outros locais ela cita os hospitais, nas salas de apoio pedagógico, colaborando nas atividades pedagógicas da pediatria; em grupos de idosos, alfabetizando e fazendo leituras; em empresas, alfabetizando grupos de funcionários e outras atividades pedagógicas; e ainda, em residências e comunidades, alfabetizando e desenvolvendo projetos de inventário cultural e histórico nos municípios.

    O relatório anual do PAR de 2008, durante a coordenação da professora Marilena Detoni, revela que foram envolvidos e beneficiadas cerca de 11,5 mil pessoas e realizados mais de 14 mil atendimentos somente na região. “O PAR foi elogiado pelos avaliadores do Conselho Estadual de Educação, que visitaram a instituição no ano passado e apontaram o Programa como exemplo para outras instituições de ensino”, completa Lucivani.

    Ela ressalta que as atividades para o 2° semestre de 2009 já estão sendo organizadas. A estimativa é de que outros 550 acadêmicos desempenhem atividades em diversos setores da sociedade regional. As escolas ou entidades interessadas em participar do Programa devem entrar em contato com a coordenadora, na Área de Ciências Humanas e Sociais, pelo fone 3551 2023 ou pelo e-mail lucivani.gazzola@unoesc.edu.br. Informações no site www.unoescjba.edu.br/alfabetizacao/site


     

    PROJETOS DESENVOLVIDOS

    Nº DE

    ATENDIMENTOS

    N° DE BENEFICIADOS

    Assessoria Didático Pedagógica

    6.173

    1.711

     Construção Material Didático

    1.098

    118

    Projeto Alfabetização de Adultos/Escolarização

    2.219

    5.415

    Leitura na Escola

    1.802

    882

    Alfabetização Cultural

    1.489

    406

    Vivências em Espaços Lúdicos

    813

    2.854

    Inventário Cultural

    424

    53

    Total Projetos

    14.018

    11.439