Quinta edição do Prêmio Ação Comunitária será lançada neste sábado.

     Organizações não governamentais e movimentos comunitários, representados por organismos como escolas, associações e igrejas. Essas são instituições para as quais se volta o Prêmio Ação Comunitária, realizado em Chapecó e que terá a sua quinta edição lançada neste sábado, 11 de julho.

    A iniciativa é da Unochapecó, Caixa Econômica Federal e da Rádio Super Condá. O lançamento, com transmissão ao vivo pela emissora, será no horário do programa “Condá na Comunidade”, das 14h às 16 horas, no Bristol Lang Hotel. Durante o lançamento será apresentado o programa, seus objetivos e novidades. Entre elas, está a ampliação da capacitação das lideranças comunitárias para 40 horas semanais.

    As inscrições para o prêmio foram recebidas até 30 de junho. Concorrem 41 ações, 21 na categoria ONG’s e 19 em movimentos comunitários. Os participantes disputam prêmio de R$ 6 mil, sendo R$ 1 mil para cada um dos três melhores de cada categoria.

    O Prêmio Ação Comunitária, idealizado pelos comunicadores Paulo Gomes e Jorge Mattos, surgiu da experiência com o programa semanal “Condá na Comunidade”.  Em cada edição, a rádio desloca seus comunicadores para fora do estúdio, oportunizando que a comunidade se manifeste, dando voz para lideranças, transmitindo apresentações artísticas locais e colocando no ar as reivindicações do bairro onde o programa acontece. A partir das reivindicações e iniciativas da comunidade, a emissora se propôs a destacar as mais relevantes, através de um prêmio, para o qual tem a parceria da Unochapecó e da Caixa Econômica Federal.

    Dessa forma, o prêmio é uma ferramenta para valorizar e incentivar as ações promovidas, muitas vezes anonimamente pela comunidade. Desde a primeira edição, em 2005, 10 jurados (5 para cada categoria) com reconhecida atuação social e comunitária, em diversas áreas, visitam e analisam as ações inscritas, para escolher as três melhores em cada uma das duas modalidades. A entrega do prêmio está prevista para o dia 12 de dezembro, próximo do dia do voluntário, comemorado em 5 de dezembro.