Projetos que concorrem bolsas do CNPq estão sendo avaliados.

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação(PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) reuniu, nos dias 9 e 10 passado, com os consultores externos do CNPq, para avaliar os projetos de iniciação científica inscritos através do edital 08/2009, que objetiva a concessão de 133 bolsas para discentes de graduação.

    Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Walter Canales, essas bolsas fazem parte do programa PIBIC/CNPq e BIC/Uema, e estão associadas a 240 projetos em fase de análise.

    A função do comitê externo é avaliar os projetos que já foram apreciados pelo Comitê Institucional, definindo a concessão de novas bolsas ou renovações, conforme a pontuação do currículum vitae dos pesquisadores e do mérito do projeto apresentado.

    Os pesquisadores envolvidos no processo de aprovação são: Dra. Maria Clorinda Soares Fioravanti (UFG); Dra. Riselane de Lucena Alcântara Bruno (UFP); Dra. Eugênia Cristina Gonçalves Pereira (UFRP); Dra. Flávia Raquel Fernandes do Nascimento (UFMA); Dr. Antonio Augusto Moura da Silva (UFMA); Dr. Auro Atsushi Tanaka (UFMA).

    O professor Walter Canales explica que, “é sempre importante o parecer de pesquisadores externos e de alto nível para que nossos pesquisadores entrem em sintonia com as exigências atuais para elaboração de bons projetos de pesquisa e planos de trabalho dos bolsistas”.