Pela primeira vez em 20 anos, Fenagri é sediada em ambiente acadêmico

    Pela primeira vez em 20 anos, a Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), referência no país em inovações tecnológicas para empreendimentos de agronegócio, vai ser sediada em ambiente acadêmico. Este ano, a vigésima edição do evento acontece entre os dias 15 e 18 de julho, no Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

     O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro e da Associação Comercial Industrial e Agrícola do município (Aciaj). Segundo dados da organização, a expectativa é a de que a vigésima edição da Fenagri reúna mais de 60 mil participantes e movimente cerca de R$100 milhões.

     No dia 16 de julho, estão confirmados para a I Conferência sobre Políticas Públicas para a Agricultura Irrigada no Semiárido Brasileiro, que acontece no Centro de Cultura João Gilberto da cidade, o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o governador do estado, Jaques Wagner. Também estão convidados para a atividade os ministros Carlos Minc (do Meio Ambiente), Geddel Vieira Lima (da Integração Nacional) e Reinhold Stephanes (da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

     O convite para a universidade sediar o evento partiu da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), responsável pela organização do evento, juntamente com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária/Semiárido (Embrapa).

     A universidade vai manter um estande na feira. No local, professores e estudantes vão apresentar, através de banners, vídeos e fotos, projetos de pesquisa que contribuam com a discussão do tema central do evento: A sustentabilidade na hortifruticultura irrigada do Vale do São Francisco - cenários, desafios e perspectivas. De acordo com a programação do evento, a produção científica da UNEB será também socializada com produtores, empresários, comerciantes e investidores nacionais e estrangeiros através de minicursos, palestras e demonstrações de tecnologia.

     

     Mais informações no site www.uneb.br.