Unochapecó realiza ciclo de estudos para docência no ensino superior.

     Ciclo que ocorre nesta quinta e sexta-feira.

     Com o objetivo de fundamentar a docência na educação superior, através do ensino, pesquisa e extensão, a Unochapecó através do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, o “VI Ciclo de Estudos Docência no Ensino Superior”. O evento, que ocorrerá, nos dois dias, das 8h às 12h; das 13h30 às 17h30 e 18h30 às 22h30, é dividido em três eixos: Saúde do professor, Temas da Contemporaneidade, e Didática pedagógica. 

     Coordenado pela professora Marilandi Maria Mascarello Vieira e direcionado aos docentes da Unochapecó, o ciclo tem programado para quinta-feira as palestras: Ética e relacionamento interpessoal; Biodança – Dançar a vida de forma afetiva; Nova gramática – Reforma ortográfica; Teoria e metodologia dos objetivos e planejamento educacional;  Educação Tecnológica; e  Morin e a Teoria da Complexidade. Além das palestras neste dia haverá cursos sobre Moodle – EaD;  Oratória; e Atividades Pedagógicas da sala de aula universitária.

    Já para sexta-feira estão programadas as discussões: Implicações do uso de drogas no meio universitário; A voz e o professor; Assédio moral no ambiente de trabalho, Blog - individualidade, informação e ensino; Construção e planejamento de blog's; Produção de textos didáticos e científicos utilizando o software Látex; Moodle – EaD; e  Nova Gramática – Reforma Ortográfica.  Ainda na sexta serão discutidos os temas: Atuação docente no ensino à distância – Análise das competências requeridas; e Desafios na educação superior no mundo contemporâneo.

    A Unochapecó trabalha com experientes professores com especialização, mestrado e doutorado, e mantém a atualização de seu corpo docente através de cursos, ciclos, palestras e oficinas. Hoje a universidade conta com 480 professores, 55% deles com mestrado e doutorado.

    Conforme a coordenadora do Nap da Unochapecó, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, a universidade se sente responsável pela formação de seus professores para a pedagogia universitária. Neste sentido, organiza desde recepção aos docentes ingressantes, oficinas específicas, e anualmente realiza o ciclo de estudos voltados à docência. Este ano, além do Ciclo de Estudos Docência no Ensino Superior, os professores da universidade estão participando de 17 março até 19 de agosto, do Seminário de Inovação Interatividade e Protagonismo da Educação.  Além dos cursos, ciclos, palestras e oficinas para preparar os professores para a pedagogia universitária a Unochapecó tem um programa de incentivo ao mestrado e ao doutorado, coordenado pelo setor de Recursos Humanos. Esse programa libera os professores de forma parcial ou total para a realização dessas graduações.