Presidente da ABRUEM participa da convenção da OEA sobre proteção ambiental portuária.

    O presidente da Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) reitor João Carlos Gomes participa entre 21 e 24 de julho da 1.ª Convenção Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acontece em Foz do Iguaçu. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de informações sobre diferentes aspectos da proteção portuária no hemisfério americano. Paralelamente, acontecem o 1.º Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente, o 1º Seminário de Sustentabilidade em Comércio Exterior e a Expo Paraná, que abriga a Feira de Exportadores do Paraná e a Mostra de Produtos e Serviços Portuários. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) será a anfitriã do evento. A Secretaria Especial de Portos (SEP) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) trabalham em conjunto com Appa na iniciativa, que conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial Agrícola de Paranaguá (ACIAP) e a da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP).

     

    A Convenção contará com a presença do governador do Paraná, Roberto Requião, autoridades portuárias e representantes de 34 países. O ministro-chefe da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Pedro Brito, também confirmou participação na abertura oficial do evento. A presença do ministro dá destaque à importância do debate sobre a proteção ambiental nos portos brasileiros, um dos eixos de discussão do evento.

     

    Jean-Michel Cousteau, considerado um dos mais respeitados ambientalistas do mundo, será uma das personalidades presentes na Convenção. Filho do oceanógrafo e mergulhador francês Jacques Cousteau, Jean-Michel se dedicou ao longo da vida aos estudos do oceano. Há dez anos, ele fundou a Ocean Futures Society, uma organização sem fins lucrativos de conservação marinha e educação ambiental.

     

    O ambientalista francês já recebeu dezenas de prêmios de reconhecimento por seu trabalho de defesa dos mares do planeta. É considerado um porta-voz das questões marinhas e participou de diversos eventos ao redor do mundo. Nos últimos 30 anos, Cousteau e sua equipe realizaram o programa Embaixadores do Meio Ambiente em vários países, atingindo milhares de pessoas. Além disso, produziu mais de 80 filmes e séries para televisão sobre os oceanos. Na Convenção, o estudioso irá falar sobre o trabalho desenvolvido pela Ocean Futures Society e a preocupação com o futuro dos mares e de toda a biodiversidade marinha.

     

    EVENTOS SIMULTÂNEOS

    O Seminário de Sustentabilidade em Comércio Exterior, que acontece paralelamente à Convenção da OEA, será uma oportunidade para o encontro de empresários e ampliação de negócios. Dentre os temas que irão ser tratados, está o debate em torno dos mercados internacionais. “Os empresários exportadores querem conhecer as alternativas logísticas. Esses questionamentos surgem com frequência. E essa pode ser uma grande oportunidade para se obter essas informações”, destaca o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Ardisson Akel. Temas como a Agenda 21, documento aprovado pela ECO-92 que estabelece a importância de cada país no desenvolvimento socioambiental, e novas estratégias para micro e pequenas empresas e o empreendedorismo no Brasil também serão abordados no evento.

    No Simpósio Integrado de Logística Portuária e Meio Ambiente, que acontece nos dias 22 e 23 de julho, os acadêmicos também poderão participar. De acordo com a bióloga Franciane Pellizzari, uma das organizadora, o objetivo é ampliar a participação da comunidade nas discussões. “É preciso executar a ação pensando em quem está ao redor e no ecossistema que estamos inseridos. E, isso, deve ser uma iniciativa de todos”, diz ela. O Simpósio tratará de temas como a responsabilidade socioambiental das organizações portuárias, a situação de milhares de pessoas que vivem em cidades portuárias e desafios na área logística e gestão ambiental. Os estudantes também podem participar apresentando pesquisas científicas, que irão formar uma plataforma de dados para projetos futuros. A programação completa do evento está no site: http:///www.oeabrasil2009.com.br. Os estudantes podem fazer suas inscrições na página. O valor é de R$ 50,00 e inclui almoço e lanches para os dois dias do evento.