Inscrições para Curso sobre tratamento de dependências químicas.

     A Unisul está oferecendo o Curso de Extensão “Prevenção e Tratamento ao uso de álcool e outras drogas”. Podem participar profissionais e estudantes de várias áreas, além da comunidade em geral

     Com o objetivo final de colocar a disposição do usuário de dependências química opções de tratamento, a Unisul, através do Curso de Psicologia, está oferecendo o Curso de Extensão “Prevenção e Tratamento ao uso de álcool e outras drogas”. Para o psicólogo, técnico em dependência química e um dos organizadores do Curso, Léo Luciano, o problema das drogas só começara apresentar soluções quando o atendimento estiver ao alcance do usuário assim como a droga está.

     O Curso sobre tratamento de dependências químicas está sendo oferecido a toda comunidade: profissionais e estudantes das mais diversas áreas, como Psicologia, Serviço Social, Direito, Letras, bem como agentes de saúde, líderes de comunidade, pais e amigos de dependentes. “Buscamos proporcionar um curso e atendimento com base na interdisciplinaridade”, comenta Marcelo Ghizzo, também psicólogo, psicanalista, técnico em dependência química e organizador do Curso.

     Entre os ensinamentos estarão: o que fazer em situações que envolvem usuários de drogas e justiça, qual tipo de abordagem terapêutica recomendada, como reconhecer o estágio de mudança do dependente. O Curso também tem como objetivo desmistificar que a dependência química seja uma área difícil de trabalhar.

     Ao final do Curso, os alunos terão que elaborar um projeto utilizando os conhecimentos que aprenderam. “O aluno poderá visualizar quais tratamentos podem ser implantados na sua comunidade. Quem sabe esse projeto não se viabiliza e tenhamos um aumento de terapias e tratamentos, distribuídos em várias comunidades”.

     As aulas serão teóricas e práticas. Para as teóricas, além dos dois profissionais, estarão também convidados de renome. As práticas serão com pessoas que cumprem penas alternativas, na Casa da Cidadania. O Curso, previsto para começar em 8 de agosto, é dividido em três unidades: aspectos biológicos, psicológicos e sociais. As aulas serão quinzenais.

     Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails marcelopsicologia@hotmail.com e leo.psic@hotmail.com