Pró-Reitoria de Ensino convida docentes à Formação Institucional/


     As atividades de Formação Docente neste mês de julho/2009 estão voltadas para a internacionalização do saber, para práticas pedagógicas condizentes com uma visão global e inovadora. A Pró-Reitoria de Ensino da FURB, através da Divisão de Políticas Educacionais – DPE, promove nos próximos dias 21 e 22 de junho, das 19h às 22 horas, no Auditório Professor Rivadávia Wollstein, do Bloco T, palestras sobre dois temas inter-relacionados: Internacionalização do Currículo e Mudanças Curriculares em Foco. As inscrições ainda estão abertas e comportam até 140 pessoas.   

    As duas conferências, que compõe a programação das atividades, vão abordar currículo, internacionalização e contemporaneidade. No dia 21 de julho, próxima terça-feira, o professor Dr. Mohamed Amal falará sobre Internacionalização do Currículo.  A assessora pedagógica da DPE, professora Julice Dias, explica que a escolha dessa temática deve-se à “necessidade de discutir os desafios e as perspectivas da internacionalização dos currículos diante do contexto social e acadêmico na sociedade que tem a internacionalização do capital como mola propulsora das relações sociais, políticas, econômicas e consequentemente educacionais”.

    Já no dia 22 de julho, quarta-feira, o professor Dr. Valdo José Cavallet falará sobre Mudanças Curriculares em Foco.  Esse tema foi escolhido com o objetivo de conhecer mudanças curriculares no cenário da educação superior. A professora Julice Dias observa que uma temática está atrelada à outra. Ela explica que “ao se considerar a internacionalização do capital e a globalização da economia, alterações no mundo do trabalho e na relação com o conhecimento são decorrentes desse processo macro, até porque as políticas educacionais e a legislação pertinente no Brasil vão ao encontro do que preconizam o Banco Mundial e a UNESCO”. De acordo com Julice é urgente que, na sociedade contemporânea, ocorram “revisões curriculares e ao mesmo tempo práticas educacionais inovadoras que dêem conta das necessidades emergentes tanto no que se refere à ciência e tecnologia, como nas relações profissionais e acadêmicas do ponto de vista da aprendizagem e das relações com o saber”.

    A Formação Docente é uma prática estabelecida em decorrência do planejamento estratégico da FURB. A política de formação continuada dos servidores é uma das metas de resultado da instituição que também visa aumentar o nível de satisfação e a qualificação dos cursos ofertados pela Universidade. 

    Mais informações podem ser obtidas pelo fone (47) 3321-0462 ou através de contato pelo correio eletrônico dpe@furb.br, da Divisão de Políticas Educacionais da PROEN.