Alunos cotistas da UEG passam a contar com bolsas de IC.

    Os estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que ingressaram na instituição por meio do Sistema de Cotas passarão, a partir deste mês de julho, a contar com bolsas específicas para atividades de Iniciação Científica (IC). A UEG foi contemplada com oito bolsas, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a Subsecretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

    O CNPq irá disponibilizar para todo o país 600 bolsas às Instituições de Ensino Superior que aderiram ao sistema de cotas como forma de ingresso em seus vestibulares. O Projeto Ações Afirmativas é piloto e a UEG está inserida através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em conjunto com o Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas (CieAA).

    A coordenação do programa da UEG estará por conta da professora Eliesse dos Santos Teixeira Scaramal, responsável por incluir a UEG neste projeto piloto. A professora ressalta que o programa “é o reconhecimento por parte das Políticas de Ações Afirmativas do CNPq no processo de democratização e legitimação dos sistemas de cotas e também o reconhecimento à inclusão de pesquisadores negros e negros que sempre viveram uma situação de subalternidade nas instituições de pesquisa”. Para ela o programa deverá funcionar como “mola propulsora do projeto de cotas e servirá para provocar as instituições de ensino superior a darem apoio ao potencial intelectual dos negros para a ciência”.

    Os alunos cotistas que estiverem interessados numa das oito bolsas de iniciação científica, cujo valor é de R$ 300,00 (cada), devem procurar professores-orientadores para projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, da Saúde, Humanas, Engenharias, Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes até o dia 30 de julho. Os projetos serão apreciados no início de agosto e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 06 de agosto.

    Poderão ser candidatos às bolsas os alunos que tenham apresentado no ato da matrícula a documentação comprobatória, registrada em cartório, de sua condição de candidato ingresso na UEG por meio do sistema de cotas e que apresentem plano de trabalho compatível com o projeto do orientador. Informações complementares sobre documentação necessária e orientações sobre como inscrever o projeto de pesquisa podem ser obtidas na Coordenação de Pesquisa da UEG, pelo telefone (62) 3328-1181, com a professora Cida Wruck.