Fesurv: Novos avanços em tecnologia.


     

    O reitor Paulo Eustáquio, acompanhado do pró-reitor de Administração e Planejamento, Cleides Antonio Cabral e do Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Carmo dos Reis, assinou na manhã desta terça-feira, 21 de julho, um convênio com a empresa Agronegócio Santa Rita para a realização de pesquisas envolvendo a extração de óleo extravirgem, farelos e biodiesel.

     

    Conforme o reitor, a empresa desenvolveu uma máquina capaz de extrair o óleo de grãos de soja, mamona, girassol, gerlelim ou outros, num sistema a frio e sem o uso de solventes nesse processo. “São inovações importantes, que agregam valor aos produtos e que vão enriquecer o conhecimento e o preparo de nossos acadêmicos”, aponta ele.

     

    Proprietário da empresa, o empresário Marcos da Rocha Nasorri explica que o equipamento é diferente dos já existentes, pois enquanto as máquinas convencionais prensam os grãos, seu equipamento extrai o óleo pelo sistema de extrusão.

     

    Conforme estipula o convênio, a Santa Rita realizará palestras aos acadêmicos, proporcionara as técnicas de extração a frio, orientações técnicas, e fará a instalação de equipamento de extração e filtragem de óleos vegetais em feiras e eventos. Os produtos oriundos dessa extração serão utilizados pela Fesurv, no restaurante ou setores de bovinos, caprinos, ovinos e outros.