Maringá vai sediar Encontro de Moda, Design e Negócios.


     

     

     

     

    Maringá sedia, no dia 19 de agosto, o I Encontro Paranaense de Moda, Design e Negócios. O evento é fruto da parceria de instituições de ensino superior, entre elas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o setor público e entidades dos setores envolvidos. A expectativa é reunir 600 pessoas, no Centro de Eventos Araucária.

     

    A iniciativa tem caráter regional e o objetivo principal é promover o intercâmbio de experiências e debates técnico-científicos entre docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, administradores públicos e empresários. O evento procura tratar de questões importantes para a competitividade e o desempenho econômico, social e ambiental do setor de moda. Visa, também, a discutir os desafios e necessidades dos empresários de Moda do Estado do Paraná.

     

    As atividades da programação têm como foco divulgar práticas de inovação contínua e tecnologias para o setor do vestuário, desenvolvidas na universidade, nas áreas de Administração, Design, Economia, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil e Moda. A programação do Encontro conta com palestras e mesas-redondas. As atividades serão abertas com a recepção dos participantes pelas entidades promotoras, às 8h30 da manhã. Em seguida, a professora Maria de Fátima Mattos (UNIRP) ministra a palestra de abertura. Ainda pela manhã, Sabrina Giselle Levinton (SENAI), fala sobre a Prospecção de Moda

     

    No início da tarde, haverá três palestras paralelas: A Viabilização de Pesquisas, com o professor Aguinaldo dos Santos (UFPR); Sustentabilidade Ambiental como Estratégia de Negócios para PMEs, com o professor Manoel Francisco Carreira (UEM); e Padronização de Medidas: Norma ABNT (NBR 13.377), com o professor Adilson Jenck (SENAI).

     

    Depois do coffee-break, começam as mesas redondas, com diferentes temas, também simultaneamente: Estágio não é emprego e sim uma troca de experiências, com o professor Ronaldo Vasques (UEM), como moderador; Gestão da Moda - Preparação de Negócios, com as moderadoras Márcia Ruiz e Dieine Cescon, professoras da UNIPAR; e Design de Moda, que terá como moderadora a professora Dorotéia Pires (UEL).

     

    Programação científica - O Encontro ainda terá programação científica. Está prevista a apresentação de pôsteres, para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por acadêmicos (graduação e pós-graduação) de instituições de ensino superior do estado do Paraná, que tratem do setor do vestuário, têxtil ou moda. O formato de submissão dos trabalhos é o resumo expandido. Os resumos selecionados pelo Comitê Científico passarão a compor os anais do evento (CD). As inscrições de participantes com ou sem apresentação de trabalho devem ser feitas pela Internet no site do Encontro www.dep.uem.br/enpmoda.

     

    Outras informações no Sindivest Maringá (44) 3026-3379 e no Departamento de Engenharia de Produção da UEM (44) 3261– 4199.