Unimontes recebe visita de estudantes do Instituto Politécnico de Turim.

     

    A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nessa segunda-feira (27), a visita de um grupo de 15 estudantes do Instituto Politécnico de Turim (Itália). Os jovens italianos estão no Norte de Minas para conhecer os programas de desenvolvimento de tecnologias sobre a produção de biocombustíveis como parte do intercâmbio entre o Estado de Minas Gerais e a Região do Piemonte, fruto do Programa “Jovens Mineiros, Cidadão do Mundo”, lançado pelo Governo de Minas.

     

    Os estudantes – dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Química – foram acompanhados pela superintendente de Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, da Subsecretaria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, sendo recebidos em encontro na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria).

     

    Na oportunidade, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Silvia Nietsche, em nome do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, recepcionou a comitiva e fez um relato sobre as ações e pesquisas da Unimontes na área de biocombustíveis, desenvolvidas, principalmente, no âmbito dos departamentos de Ciências Agrárias (Campus de Janaúba) e de Biologia Geral (campus-sede). No mesmo dia, puderam conhecer, também, a prefeitura de Montes Claros.

     

    VISITA EM 2008 - A parceria entre Minas Gerais e a Região do Piemonte foi fortalecida durante a viagem à Itália, realizada em novembro de 2008, da missão denominada “Semana de Minas”, liderada pelo governador Aécio Neves, com a participação do reitor Paulo César de Almeida.

     

    A missão teve como meta apresentar as principais riquezas econômicas e culturais do Estado e atrair novos investimentos, destacando os avanços alcançados nas áreas científica e tecnológica e de educação. Na oportunidade, foi realizado o seminário “Programa de Cooperação Científica e Tecnológica entre Minas Gerais e o Piemonte”, com visita técnica ao Instituto Politécnico de Turim, que possui 35 mil alunos.

     

    Como parte do programa “Jovens Mineiros, Cidadãos do Mundo”, no ano passado, cerca de 45 alunos do curso de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) visitaram o Instituto Politécnico de Turim. Agora, outros 15 estudantes daquela instituição estão em Minas Gerais para, além de visitas técnicas, participarem de um curso sobre o uso de biomassa para a produção de energia.

     

    De acordo com a superintendente de Relações Internacionais, Chyara Sales, a expectativa do Governo de Minas é de incrementar o intercâmbio, abrindo a possibilidade para que outros estudantes mineiros possam visitar o Instituto Politécnico de Turim, beneficiando, inclusive, alunos da Unimontes. “Fizemos questão de iniciar o programa de visita dos estudantes italianos por Montes Claros e pelo Norte de Minas para mostrar as tecnologias de produção de biocombustíveis desenvolvidas na região, que também conta com uma usina de biodiesel da Petrobras”, observou.

     

    Na segunda-feira, após a visita ao campus-sede da Unimontes, os estudantes italianos seguiram para a cidade de Janaúba onde conheceram o Centro Tecnológico do Norte de Minas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig). Na manhã desta terça-feira, a caravana do Instituto Politécnico de Turim vai conhecer o Campus da Unimontes em Janaúba, para ter acesso aos laboratórios e experimentos na área de biocombustíveis. Em seguida, visitam o Distrito de Irrigação do Jaíba.

     

    A missão italiana vai conhecer as áreas de plantio daquele lugar, visitando, ainda, a área de uma usina de álcool instalada no perímetro irrigado. Na quinta-feira, os estudantes italianos vão visitar o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Usina de Biodiesel da Petrobras em Montes Claros. Logo em seguida, retornam a Belo Horizonte.