Câmara Municipal concede Título de Cidadão de Salvador ao reitor da UNEB.

    A Câmara de Vereadores vai conceder o Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Lourisvaldo Valentim da Silva.

     

    A sessão de outorga do título acontece nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, às 19h, no Plenário Cosme de Farias da Casa, na Praça Tomé de Souza, centro antigo de Salvador.

     

    Está sendo esperada a presença do governador do estado, Jaques Wagner, de secretários estaduais e municipais, prefeitos e vereadores da capital e outras cidades, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades, além de grande participação da comunidade acadêmica.

     

    O projeto de lei que concedeu a cidadania soteropolitana ao reitor da UNEB é de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT), ex-secretário municipal da Reparação (Semur), tendo sido aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara.

     

    40 anos dedicados à educação pública

     

    Lourisvaldo Valentim é natural de Contendas do Sincorá, localizado no Semiárido baiano. Há 40 anos atua na área da educação superior pública do estado. Trabalha na UNEB desde sua criação, em 1983, tendo exercido diversas funções acadêmicas e administrativas na instituição.

     

    Quando foi pró-reitor de Extensão (1998 a 2005), a UNEB deu salto gigantesco nas ações extensionistas, alcançando centenas de municípios da Bahia e beneficiando 3,2 milhões de pessoas, em especial nas regiões mais carentes do estado.

     

    Eleito com larga maioria pela comunidade acadêmica, Valentim assumiu a Reitoria da UNEB em 2006, imprimindo avanços expressivos nas áreas de ensino de graduação e pós-graduação e de pesquisa, além da construção de sedes próprias e novas instalações nos campi da capital e interior do estado e da reforma e ampliação de equipamentos importantes da universidade, a exemplo do Museu de Ciência e Tecnologia, do Teatro UNEB, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), do Memorial Antônio Conselheiro (Parque Estadual de Canudos), entre outras.

     

    Atualmente, a UNEB é responsável pela realização de mais de 80% dos grandes programas sociais dos governos federal e estadual na área da educação, como o ProUni e o Topa.

     

    Mais informações no site www.uneb.br.