Presidente da ABRUEM reúne-se com FOPROP e CAPES em Brasília.

    O presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), reitor João Carlos Gomes esteve reunido em Brasília, na manhã do dia 29 de julho, para uma  reunião com o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), professor Jorge Luis Nicolas Audy. O presidente do FOPROP colocou-se à disposição da entidade para futuras ações conjuntas e indicou como representante da FOPROP, a pró-reitora da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), professora Carolina Joana da Silva, visando a possibilidade de  sua participação nos fóruns e nas reuniões administrativas mensais da ABRUEM. A professora Carolina mostrou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo FOPROP. 

     

    O presidente da ABRUEM falou sobre sistemática dos fóruns e destacou  a abertura que a associação conquistou junto ao governo, através dos ministérios, salientando a importância de um trabalho conjunto e de interesse comum como a mobilidade acadêmica e a internacionalização das universidades, para agregar forças. “É importante que o FOPROP apresente os pontos emergenciais e tópicos de interesse para que a ABRUEM, através dos contatos e projetos, possa fazer uma reivindicação institucional junto aos ministérios”, solicitou o presidente à  representante do FOPROP, que passará a integrar as reuniões e fóruns da ABRUEM.

     

    À tarde, na reunião administrativa da ABRUEM, o presidente  João Carlos Gomes recebeu diretor de Educação Básica Presencial da CAPES, professor João Carlos Treatini, que fez um convite à ABRUEM para integrar a comissão encarregada de tratar do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Os representantes da ABRUEM indicados para cuidar do assunto  foram a reitora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a professora Laudirege Fernandes Lima; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Antônio de Oliveira Gomes Neto; e  a pró-reitora de Graduação Sheila Zambello de Pinho da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

     

    Na ocasião, o presidente João Carlos falou sobre a apresentação da ABRUEM no Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) ocorrido dias 18 e 19 de junho, em São Paulo e fez um relato da viagem de trabalho realizada na Itália, ocorrida no período de 22 de junho a 4 de julho, mostrando os resultados positivos da viagem que resultou em efetivas parcerias e acordos com as universidades italianas.

     

    Outro assunto que constou da pauta de reunião foi relacionado ao 45° Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM, previsto para ocorrer em Manaus, no período de 14 a 17 de outubro de 2009, onde foram  indicados nomes de ex- reitores da ABRUEM que serão agraciados com o Diploma de Associado Honorário durante o Fórum de reitores de Manaus. No final da tarde, o presidente da ABRUEM encerrou a agenda de reuniões com a entrega do relatório sobre a viagem dos reitores à Itália para Paolo de Santis e Antônio Alessandro, na embaixada da Itália.

     

    Também estiveram presentes na reunião, os reitores Carlos Alberto Martins Callegaro (UERGS) e Carlos Ferndando de Araújo Calado (UPE); a reitora Laudirege Fernandes Lima (UNEAL); os vice-reitores Antônio de Oliveira Gomes Neto (UECE) e Carlos Eduardo Gonçalves (UEA);a pró-reitora de Graduação Sheila Zambello de Pinho (UNESP) ; a diretora acadêmica da Fundação para o vestibular da UNESP (VUNESP), professora Tânia Cristina Arantes Macedo; e o secretário executivo da ABRUEM, Carlos Roberto Ferreira.