UEPG assina parceria com Universidades Estaduais do Paraná.

     

    A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) junto com as outras cinco universidades estaduais do Paraná assinaram um acordo nesta última terça-feira (4). O objetivo central da cooperação institucional é o desenvolvimento científico e tecnológico no campo das biociências e da biotecnologia em saúde.

     

    Na ocasião o reitor da UEPG, João Carlos Gomes, destacou a importância da parceria entre as universidades para uma aceleração nas pesquisas desenvolvidas dentro dos cursos de pós-graduação. “A iniciativa possibilita maior capacitação de recursos humanos e possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas, especialmente na pós-graduação da área da saúde, em laboratórios que apresentam equipamentos modernos e de alta tecnologia”, ressalta.

     

    O acordo assinado une a UEPG com o Instituto Carlos Chagas (ICC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

     

    De acordo com a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, esse convênio com as universidades fortalecerá ainda mais o desenvolvimento de ciência e tecnologia no estado. “Um ponto extremamente importante desse Consórcio é quando envolvemos as universidades, através dos seus cursos de pós-graduação. Esse é um projeto em conjunto, que não tem dono, é um projeto de pessoas e de concepção de governo”, afirmou.

     

    O acordo prevê a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu, desenvolvimento conjunto de programas de pesquisa em áreas prioritárias de saúde, desenvolvimento tecnológico de produtos e insumos e o intercâmbio de pesquisadores.

     

    Além da efetivação da cooperação, a reunião marcou a instalação da Fiocruz no Paraná e para a formação do consórcio para a gestão da Planta de Insumos para Diagnósticos em Saúde.