ABRUEM indica representantes para compor comissão de plano do governo.

    Na reunião administrativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), ocorrida no dia 29 de julho, em Brasília, o presidente da entidade, reitor João Carlos Gomes recebeu diretor de Educação Básica Presencial (DEB), da CAPES, professor João Carlos Teatini, que fez um convite à ABRUEM para integrar a comissão encarregada de tratar do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

     

    A ABRUEM indicou três representantes que comporá a comissão para cuidar do assunto. A reitora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), professora Laudirege Fernandes Lima; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Antônio de Oliveira Gomes Neto; e a pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Sheila Zambello de Pinho.

     

    O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE) que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios.

     

    Através deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância.

     

    Por meio da Plataforma Paulo Freire, um sistema desenvolvido pelo MEC, o professor interessado poderá se inscrever junto à secretaria estadual ou municipal de educação e cadastrar seu currículo. A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação pelas IES públicas, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das IES públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes.

     

    Segue abaixo a lista com os respectivos contatos dos indicados.

     

     

    1.    Laudirege Fernandes Lima - Reitora da UNEAL

            

             Contatos: gabinete@uneal.edu.br

                                (82) 3539-8083

     

     

    2.    Antônio de Oliveira Gomes Neto - Vice-Reitor da UECE

       

        Contatos: reitor@uece.br / vicereitoria@uece.br

                           (85) 3101-9886

     

            

     

    3. Sheila Zambello de Pinho - Pró-Reitora de Graduação da UNESP

     

             Contatos: sheila@reitoria.unesp.br

                                (11) 5627-0244 / 0245