Presidente da ABRUEM debate proposta ENEM em Brasília.


    Para debater questões ligadas à proposta do Ministério da Educação e Cultura (MEC) de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o presidente da ABRUEM, reitor João Carlos Gomes teve uma audiência com o Ministro Fernando Haddad, nesta quarta feira, 12 de agosto, em Brasília. A proposta do MEC, que determina a utilização do ENEM como forma de seleção unificada nos processos seletivos das instituições de ensino superior, tem por objetivo democratizar as oportunidades de acesso às vagas nas universidades federais, estaduais e municipais, possibilitar a mobilidade acadêmica e reestruturar os currículos do ensino médio. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes e a secretária da Educação Superior (SESU) Maria Paula Dallari Bucci e representantes das IES da ABRUEM também participaram da audiência.

     

    Embora as universidades tenham autonomia, será necessário optar entre as quatro possibilidades de utilização do novo ENEM como processo seletivo: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; e como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

     

    Reynaldo Fernandes e representantes das universidades afiliadas à ABRUEM já haviam se reunido em junho na sede do Inep, iniciando os debates sobre as alterações ocorridas no vestibular e sobre o uso da nota do ENEM no processo seletivo dos candidatos que buscam vagas no ensino superior. Na audiência, o assunto ENEM foi retomado, na busca de dirimir as dúvidas e viabilizar o melhor caminho para estudantes e instituição.

     

    Na reunião, o presidente João Carlos Gomes convidou o ministro Haddad para fazer uma palestra no 45º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM que acontece no mês de outubro, em Manaus/AM. A secretária Maria Paula Dallari Bucci, para participar da abertura do evento e o presidente Reynaldo Fernandes para participar da mesa do fórum, às 9 h do dia 15 de outubro, fazendo uma intervenção sobre o ENEM. Os cinco reitores representantes das regiões brasileiras, Marilene Correa da Silva Freitas (UEA), Décio Sperândio (UEM), Carlos Fernando de Araújo Calado (UPE), Taisir Mahmudo Karim (UNEMAT), RicardoVieiralves de Castro (UERJ),  farão no 45º  fórum um relato  sobre a aplicação do ENEM nas universidades de suas respectivas áreas.

     

    Também estiveram presentes na reunião, os seguintes representantes das universidades estaduais e municipais da ABRUEM: o vice-presidente da ABRUEM, reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva (UESC); e os cinco reitores responsáveis por cada região: o representante da região sul, Décio Sperandio (UEM), da região norte, Marilene Correa da Silva Freitas (UEA), região nordeste, Carlos Fernando de Araújo Calado (UPE); região sudeste, Ricardo Vieiralves de Castro (UERJ); e região centro-oeste, Taisir  Mahmudo Karim (UNEMAT).

     Clique aqui para ver as fotos da Audiência.