Unimontes poderá oferecer mestrado em Odontologia.

     A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) já desenvolve gestões para a implantação do curso de mestrado em Odontologia. Para isso, busca o apoio de outras instituições, como a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), vinculada à Universidade de São Paulo (USP). A informação foi prestada pelo vice-reitor, professor João dos Reis Canela, que, representando o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, presidiu na manhã dessa quarta-feira (19), o 1º Simpósio de Instrumentação Mecanizada de Canais Radiculares no Ensino de Graduação.

     

    Iniciativa do Departamento de Odontologia, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o evento está sendo no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro), com a participação de acadêmicos, cirurgiões-dentistas do serviço público e alunos do curso de especialização da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/Montes Claros).

     

    A programação, até o final do dia, o público acompanha debates e palestras, com a participação de vários especialistas, incluindo professores da USP/Ribeirão Preto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

     

    O professor João Canela destacou a trajetória do curso de Odontologia e o seu perfil diferenciado, com a formação de profissionais, “comprometidos com a realidade brasileira e para a inclusão social”. Observou que, após o reconhecimento como um dos melhores do Brasil, o curso de Odontologia da Unimontes “vive uma nova fase”, que é o trabalho da direção da universidade para a implantação do mestrado na área. “Para tanto, estamos reforçando as relações com outras universidades, como a USP. Estamos convictos de que em breve, o mestrado em odontologia será uma realidade”, afirmou o professor João Canela.

     

    Por sua vez, o secretário municipal de Saúde de Montes Claros e ex-reitor da Unimontes, professor José Geraldo de Freitas Drumond, enalteceu a importância do curso de Odontologia na formação de profissionais voltados para a melhoria da assistência à população. Nesse sentido, ele destacou o curso de residência multiprofissional em Saúde da Família para cirurgiões-dentistas, também oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros.

     

    A solenidade contou, ainda, com as presenças da diretora do CCBS, professora Maria das Mercês Borém Correa Machado; do chefe de Departamento de Odontologia, professor Manoel Brito Júnior; e da coordenadora do curso de Odontologia, professora Maria Cleonice de Oliveira Nobre.