Projeções premia propostas urbanísticas para Chapecó.

    Premiação será entregue em solenidade nesta segunda-feira

    Reestruturação do sistema viário, urbanização com desenvolvimento sustentável e requalificação de setor urbano. Essas são as propostas vencedoras do Prêmio Projeções, iniciativa da Unochapecó e da Associação Comercial e Industrial de Chapecó que terá nesta segunda-feira, 24 de agosto, a premiação dos trabalhos vencedores. O prêmio objetiva estimular o desenvolvimento e motivar para a produção de projetos e soluções inovadoras voltadas para melhorias estruturais em Chapecó nos próximos 10 anos, com foco em espaços estratégicos da cidade.

    A premiação aos três primeiros colocados será às 20h desta segunda-feira, no salão nobre do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Nesse mesmo evento, com jantar comemorativo aos 92 anos do município, a Administração Municipal apresenta o Projeto Chapecó 2020, com agenda para o desenvolvido do município.

    Onze projetos foram inscritos no Prêmio Projeções, 10 deles por profissionais, estudantes, empresários e empreendedores de Chapecó e um originário de Uberlândia, Minas Gerais. Todas as proposições serão apresentadas aos administradores públicos de Chapecó, como contribuição da Associação Comercial e Industrial e da Unochapecó ao desenvolvimento do município. Para o reitor Odilon Poli, a iniciativa estimula o protagonismo e soluções inovadoras, e nesse sentido a universidade aposta na união de forças com outros organismos para mobilizar o conhecimento e ações.

    Lançado em novembro de 2008, o Prêmio Projeções, com abrangência nacional e o slogan “Uma ideia muda uma cidade”, foi aberto para arquitetos-urbanistas, engenheiros, projetistas, técnicos do setor público, profissionais liberais, professores, estudantes e empresários. Constou de quatro áreas temáticas: Centro da Cidade: urbanidade e diversificação; Porta Sul (Entornos da Rodovia SC-283): conectividade e dinamização; Porta Norte (Entornos da Rodovia Plínio Arlindo De Nes): sustentabilidade e reconversão; e Porta Oeste (Entornos da Rua Attílio Fontana): descentralização e sociabilidade comunitária.

    As propostas e os resultados

    Os 11 projetos contêm propostas nos campos do desenvolvimento integrado, educação, equipamentos públicos, habitação, infraestrutura, meio ambiente, saúde e lazer, turismo, transportes e mobilidade. Em primeiro lugar foi escolhido o trabalho “Nova estruturação para a Porta Oeste de Chapecó”, de Franciane Rosália Rigoni, diagnóstico que trata sobre a reestruturação do sistema viário da região da Unochapecó e Parque da Efapi e apresenta um conjunto articulado de propostas.

     O segundo colocado é o trabalho “Portal Oeste: saúde e lazer em benefício da descentralização e sociabilidade comunitária”, de Gustavo Cima Carbonera, Janete Elena Gabiatti e Jussandra Motta. Oferece opções de urbanização com desenvolvimento sustentável, meio ambiente, equipamento de saúde, habitação, educação e sistema viário para o setor oeste da cidade. Em terceiro lugar ficou o projeto “Do não lugar ao lugar das percepções: requalificação de setor urbano”, de Janine Dal Prá, que através de conceitos urbanísticos propõe reordenar e qualificar o setor norte da cidade, no final da Avenida Getúlio Vargas, com a Estação Memória. 

    Integraram a comissão julgadora o professor da Unochapecó e engenheiro civil Plínio Seidler, o empresário e engenheiro civil Lírio Sanagiotto, representando a Associação Comercial e Industrial, e o arquiteto e urbanista Wilson Ribeiro dos Santos Júnior, coordenador do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da PUC de Campinas. A coordenação do Prêmio é do arquiteto e urbanista Alexandre Matiello, professor da Área de Ciências Exatas e Ambientais da Unochapecó, mestre em Sociologia Política e doutorando em Geografia.

    A premiação para o primeiro lugar é de viagem para Buenos Aires, para o segundo é de Ipod para cada participante da equipe e para o terceiro lugar é um kit da Editora Argos/Unochapecó com publicações no valor de R$ 200,00. Todo o detalhamento do Prêmio Projeções estão nos endereços eletrônicos www.unochapeco.edu.br/projecoes e www.premioprojecoes.blogspot.com/.