Unicentro não retomará aulas dia 24

     

    A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) não retomará as aulas no próximo dia 24 de agosto (segunda), diferentemente do que havia sido anunciado. Nesta quinta pela manhã, com base em informações advindas de órgãos públicos de saúde do Estado, a Reitoria havia comunicado a volta, a exemplo de outras instituições de ensino do Paraná.

    Ao longo do dia, novos dados vindos de localidades onde a Unicentro mantém campi fizeram com que o cenário mudasse. Em Irati, uma orientação da 4ª Regional de Saúde indicou que a capacidade de atendimento da rede de saúde da cidade está esgotada, em decorrência de casos suspeitos divulgados nas últimas horas. Em Laranjeiras do Sul, a Prefeitura decretou, no final da tarde, que estão suspensas as aulas em todo o município, decisão tomada também nas demais cidades da região da Cantuquiriguaçu e no município de Palmital (área da Amocentro).

    Em Pitanga, uma recomendação similar foi divulgada pelo Executivo local, que suspendeu as aulas na educação fundamental, bem como todo o transporte escolar, o que prejudicaria a locomoção de acadêmicos do ensino médio e da Unicentro. Mais cedo, a Prefeitura de Chopinzinho já havia comunicado que as aulas na cidade não seriam retomadas, em todos os níveis. “De fato, ao tomarmos a decisão, pela manhã, de que voltaríamos à normalidade no dia 24, o cenário era favorável mas a situação se alterou até o final da tarde”, ponderou o reitor da instituição, Vitor Hugo Zanette.

    Considerando também que o reinício das aulas na Unicentro representaria atrair para a região um significativo número de pessoas potencialmente demandadoras de serviços de saúde, a instituição optou por prorrogar a suspensão das aulas, para evitar possível sobrecarga nos sistemas municipais de saúde. Além disso, a Unicentro levou em consideração a recomendação 16/2009, do Ministério Público Federal (MPF). A perspectiva é de que as atividades regulares na Unicentro sejam retomadas em 31 de agosto.