A Câmara de Extensão da Abruem realizou entre os dias 09 e 11 de setembro, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus, o 5º Encontro de Extensão da Abruem. O evento teve por objetivo discutir com a comunidade acadêmica e demais interessados assuntos latentes à extensão universitária.
A solenidade de abertura do evento foi marcada por diversas apresentações culturais e ocorreu no Teatro Amazonas. Em sua fala, a presidente da Câmara de Extensão e reitora da UniFimes, Juliene Rezende, agradeceu a acolhida por parte da UEA e também a todos os que têm se comprometido trabalhar com afinco para que a extensão universitária brasileira, por meio da Abruem, seja uma rede que venha a fortalecer o ensino superior pelas parcerias, pelo engajamento e pelas trocas de experiências.
Durante o evento, o reitor da UEA, André Luiz Nunes, agradeceu a todos pela participação e destacou a importância do Estado do Amazonas e da floresta Amazônica. “Hoje o teatro estava fechado, mas conseguimos que fosse aberto para a realização do evento e isso mostra a importância que nós e o governo do Estado do Amazonas damos à Abruem, que é nossa. Ela é a instituição que nos representa, que defende os nossos interesses, é o nosso fórum de discussões e colegiado. É a instituição que ouve nossas lamúrias e que luta por cada afiliada. Isso é importante demais para que possamos desenvolver uma universidade pública e de qualidade”, destacou o reitor.
Ele, que já foi pró-reitor de Extensão, ainda explicou que a extensão não é o primo pobre dentro do contexto universitário, mas o primo mais necessário para que tenhamos uma vida social mais plena e justa por meio da ciência.
Nesta edição do Encontro, os principais temas abordados foram: a extensão como potencial para a sustentabilidade; a avaliação da extensão; políticas sociais para ações de extensão; a extensão na formação inicial e continuada de professores; e financiamento da extensão.
Todas as edições do evento têm sido caracterizadas como um espaço de aprofundamento de debates e encaminhamento de questões ao Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem. Ao final do evento, foi apresentada a Carta de Manaus.