De 28 a 30 de agosto foi realizado o III Encontro de Gestoras e Gestores de Educação a Distância da Abruem. O evento foi organizado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e ocorreu em Maceió, Alagoas, na Uncisal.
O Encontro teve como temática os “Referenciais de Qualidade da EAD” e contou com a presença dos membros da Câmara EaD/UAB e Tecnologias Educacionais da Abruem. Constavam da programação, palestras, mesas redondas e relatos de experiências.
As palestras de abertura e de encerramento tiveram como temática “Os Referenciais e normativas para a EaD: Diálogos em perspectivas”. Foram palestrantes o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antonio Carlos Rodrigues, e o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ulysses Tavares Teixeira.
Durante o evento foi realizada a palestra “Gestão em EaD e sustentabilidade”, além das mesas redondas sobre "Competências Pedagógicas Digitais de Professores" e “A Democratização da Educação e do Trabalho em Rede”. O Encontro ainda contou com painel sobre Infraestrutura Física, Tecnológica e Pedagógica em EaD e com relatos de experiências.
Ao término do evento, foi aprovada a Carta de Maceió. O objetivo do documento foi apresentar junto à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, SERES/MEC, as contribuições da Câmara da Abruem quanto aos novos referenciais da qualidade da Educação a Distância e o novo marco regulatório da EaD, em atendimento à Portaria MEC Nº 528, de 06 de junho de 2024.
Ao final, o presidente da Câmara de EAD, reitor Fábio Hernandes, destacou sobre a importância do Encontro. “Sabemos que a EAD tem o grande e imprescindível papel de levar, ou seja, democratizar, o Ensino Superior de qualidade a todo o nosso Brasil. A partir da EaD muitos cidadãos e cidadãs passaram a ter o acesso ao ensino superior. A Educação a Distância tem transformado vidas, tem levado dignidade e qualidade de vida a muitas pessoas e famílias que não teriam esta possibilidade se não fosse esta modalidade de ensino”, ressaltou.