A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizará reunião administrativa na próxima quarta-feira, 12. A previsão é que a reunião ocorra de forma híbrida, com a parte presencial sendo realizada na sede da Associação, em Brasília.
Na oportunidade serão discutidas inúmeras pautas de interesse das instituições de ensino superior afiliadas. A primeira delas será o programa Idiomas sem Fronteiras, seguida por uma discussão a respeito de segurança de rede e o Sistema RNP - Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação – COLGTIC ( RNP).
A pauta seguinte será a apresentação de proposta de revitalização dos equipamentos de multimídia da sala de reuniões da Abruem. Também será discutida a minuta a ser encaminhada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação e as tentativas de agenda com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o novo secretário da Sesu, Marcus Vinicius David.
Durante o encontro, a presidente da Abruem, Cicília Maia, apresentará os relatos da reunião sobre a presidência brasileira do Brics em 2025 da qual ela participou no mês de fevereiro. Em pauta estavam os temas e prioridades da educação e o processo de escuta para receber sugestões e orientações para a atuação do Grupo de Educação.
Pautas
As pautas seguintes da reunião administrativa da Associação serão: o rastreamento de editais e projetos do Governo; permanência no SISU; Bônus regional; e Programa Pé-de-Meia, com relato das Câmaras de Graduação e de Assistência Estudantil.
Na sequência serão realizados os relatos da reunião técnica com a Embaixada da Nova Zelândia, que ocorreu no final de fevereiro com o objetivo de dar início às tratativas para a viagem da Abruem à Nova Zelândia.
Os temas a serem discutidos em seguida dizem respeito ao Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem. Primeiramente será apresentado o relatório final 72º Fórum, que ocorreu no mês de outubro de 2024 na cidade de Palmas, no Tocantins. O evento foi sediado pela Unitins.
Logo após serão apresentadas, pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, as informações gerais do 73º Fórum, que ocorrerá na cidade de Campo Grande no mês de maio. Já a última pauta da reunião será a definição do local de realização do 74º Fórum, com previsão para ocorrer no segundo semestre de 2025.