Reitores discutem soluções para aprimorar a inclusão das universidades estaduais e municipais em políticas educacionais
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) se reuniu, na última quarta-feira (12), em Brasília, com o novo secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Marcos Vinícius David. Entre os temas abordados estavam a vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes; a permanência das universidades no Sisu; o Bônus Regional e o Programa Pé-de-Meia.
Durante a reunião, os reitores deram as boas-vindas ao novo secretário e apresentaram as principais demandas das universidades. A vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes foi um dos temas centrais, com destaque para a necessidade de um financiamento adequado para garantir a permanência dos alunos nas instituições. Os reitores também reforçaram a importância das universidades estaduais e municipais permanecerem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apesar das dificuldades enfrentadas, como a falta de repasse de recursos prometidos para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
A ausência desses recursos tem gerado preocupações e levado algumas instituições a considerar a possibilidade de saída do sistema. Outro ponto relevante discutido foi a recente alteração na legislação do Bônus de Inclusão Regional. Sobre esta questão, o secretário Marcos Vinícius David informou que o Ministério da Educação (MEC) está estudando soluções técnicas e jurídicas para o próximo processo seletivo, incluindo um modelo baseado em medidores estatísticos para o ranqueamento regional de notas.
Os presentes também debateram sobre a falta de participação das universidades estaduais e municipais na formulação do Programa Pé-de-Meia. Diante disso, o secretário reconheceu a relevância de ampliar o diálogo e se comprometeu a integrar essas instituições nas políticas públicas do Ministério da Educação.
Em sua fala, Marcos Vinícius David enfatizou o papel fundamental do diálogo contínuo entre as universidades e o Ministério da Educação na implementação de políticas coletivas para o ensino superior. O secretário mencionou, ainda, a disposição do MEC em buscar soluções para os desafios apresentados.
Ao final da reunião foi reforçada a necessidade de estabelecer um canal de comunicação mais efetivo entre as universidades e o MEC para garantir o reconhecimento dessas instituições como peças fundamentais do sistema de Ensino Superior no Brasil.